NEW YORK – No momento emque muitos museus americanos tentam aumentar o número de pessoas negras em suas equipes e conselhos, o Guggenheim, em Nova York, contrata a sua primeira curadora negra: Ashley James.

Nota importante: O Museu Guggenheim foi inaugurado em Nova York em 21 de outubro de 1959.

Ela, que começou o trabalho de “curadora associada de arte contemporânea” na instituição na semana passada, já foi curadora assistente de arte contemporânea no Museu do Brooklyn, onde foi uma das responsáveis pela elogiada exposição “Soul of a Nation: Art in the Age of Black Power” (“Alma de uma Nação: Arte na era do Poder Negro”, em tradução livre).

“Seu trabalho complementa  a missão do Guggenheim de apresentar a arte de hoje, que entendemos como uma visão profunda e em expansão da História da Arte”, escreveu Nancy Spector, diretora artística e curadora chefe do museu, em um comunicado.

Ante do Guggenheim e do Museu do Brooklyn, James passou pelo departamento de ilustrações e gravuras do Museu de Arte Moderna, o Moma, também em Nova York. Ela também passou pelo Studio Museum, no Harlem, e pela galeria de arte da Universidade Yale. No primavera do Hemisfério Norte, James vai receber o grau de Doutora pela Universidade Yale em Literatura Inglesa, Estudos Afro-Americanos e Estudos de Gênero e Sexualidade.