Usuários de redes sociais relembram discurso de Sarney; veja o vídeo

Inglês de ex-presidente foi criticado em várias postagens

Na internet, discurso de Sarney virou piada Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (24), usuários de redes sociais relembraram ex-presidentes, que discursaram na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, EUA. Além de um dos discursos de Dilma Rousseff, um vídeo mostrando o pronunciamento do ex-presidente José Sarney de Araújo Costa, em inglês, gerou muitas críticas e piadas.

Como primeiro presidente do período de pós-redemocratização do Brasil, Sarney governou de março de 1985 a março de 1990. Ele fez dois discursos, em 1985 e em 1989, e em outros anos enviou o então ministro das Relações Exteriores, Abreu Sodré, como seu substituto.

Em sua primeira participação, Sarney focou na solidariedade ao México, uma vez que 10 mil pessoas tinham morrido por causa do pior terremoto da história do país. Na ocasião, ele tambpem defendeu que a América Latina deveria se manter livre da ameaça do antagonismo entre russos e americanos, que viviam em tensão.

O Brasil retornou à democracia no ano de 1985. Desde então, o único presidente que não discursou na abertura do evento foi Itamar Franco, que governou de 1992 a 1995, substituindo Fernando Collor, que falou por duas vezes na Assembleia Geral das Nações Unidas.

Quanto aos demais mandatários, Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) discursou apenas uma vez. Já o petista Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) falou seis vezes e sua sucessora, Dilma (2011-2016) cinco vezes. Temer (2016-2018) discursou três vezes na abertura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *