Confira os esquemas anunciados pelas categorias para esta sexta-feira (14)
Diversas categorias devem paralisar suas atividades em razão da greve geral marcada para esta sexta-feira (14) em todo o País. Na Região Metropolitana do Recife, os metroviários decidiram paralisar as atividades, mas, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), as linhas Centro e Sul do Metrô deverão funcionar das 5h às 9h e das 16h às 20h, os horários de pico do sistema.
A linha Diesel, por sua vez, não terá operação. De acordo com a CBTU, a decisão foi tomada para minimizar os transtornos para os usários devido à adesão do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco à greve.
Os passageiros de ônibus devem ficar atentos ao funcionamento dos coletivos. Segundo o Sindicato dos Rodoviários, a categoria não deve paralisar as atividades. Representantes da categoria visitaram os terminais integrados e garagens para dialogar com os trabalhadores sobre o assunto. “De forma responsável, e no momento certo, o sindicato vai se posicionar sobre o assunto”, afirmou a nota divulgada nesta quinta-feira (13). Novos posicionamentos devem ser anunciados em caso de adesão à greve.
Em contrapartida à decisão do sindicato, a oposição afirma que também visitou as garagens para convocar os trabalhadores para a paralisação e devem deixar de circular nesta sexta. “Em sua pauta de reivindicações está o fim dos contratos individuais de trabalho da convenção coletiva, a não demissão de cobradores e cobradoras, fim da dupla função e superexploração sobre o motorista e a manutenção do direito de aposentar-se”, afirmou a nota da oposição Guará.
De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, coletivos irão rodar normalmente nesta sexta-feira (14) e um plano de contingência será colocado em prática. Confira a nota na íntegra:
Grande Recife monta esquema de contingência para a paralisação do metrô
Com o metrô funcionando apenas nos horários de pico nesta sexta-feira (14) e para minimizar os impactos da operação ao longo do dia, o Grande Recife colocará em prática um plano de contingência. A medida atende usuários que circulam pelas linhas Centro e Sul do modal. Confira, abaixo, como fica o reforço:
Para os usuários da Linha Sul do metrô, haverá um reforço nas linhas de ônibus em direção ao Centro do Recife com os ônibus da 167 – TI Tancredo Neves (IMIP), 168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista), 166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) e 185 – TI Cabo (Cais de Santa Rita). Além destas, a 115 – TI Aeroporto/TI Afogados terá seu itinerário prolongado até o Cais de Santa Rita. Já a linha 140 – TI Cajueiro Seco/Shopping Recife fará a ligação entre os terminais de Cajueiro Seco e Aeroporto.
Aqueles que utilizam a Linha Centro, a partir do município de Camaragibe, poderão contar com um reforço nas linhas 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) e 2480 – TI Camaragibe/Derby.
Já para quem usa a Linha Centro do metrô, com origem na cidade de Jaboatão, poderá contar com o reforço da linha 200 – Jaboatão (Parador), indo para o Centro do Recife. Serão ativadas as linhas especiais que farão a ligação entre os terminais de Joana Bezerra/Afogados/Barro e Barro/Jaboatão, conforme a demanda. Esta operação especial considera o posicionamento do Sindicato dos Rodoviários de não participar da paralisação geral prevista para esta sexta-feira.
A dica do Grande Recife para quem estiver no centro da capital é que, na dúvida, o usuário se dirija ao Terminal do Cais de Santa Rita ou à Avenida Guararapes, pois nestes locais há uma maior concentração de linhas em direção aos diversos municípios da Região Metropolitana.
Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.
Bancários
Os bancários de Pernambuco aprovaram adesão da categoria à greve geral. Segundo o sindicato da categoria, todas as agências públicas e privadas localizadas nas avenidas Conde da Boa Vista, Guararapes e Dantas Barreto terão a abertura retardada para 12h. O sindicato realizará um ato público em frente ao Banco do Nordeste da Conde da Boa Vista e, às 14h, a categoria segue para o ato unificado convocado pelas centrais sindicais, que será realizado no cruzamento da rua do Sol com a avenida Guararapes.