Nelson Mandela é eleito presidente da África do Sul

Nelson Mandela foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul em 9 de maio Nelson Mandela é eleito presidente da África do SulPopularmente conhecido como Mandiba, ele é visto como o principal representante do movimento contra o apartheid (Foto: Pernaca Sudhakaran/UN)

Uma das figuras mais importantes na luta pela igualdade racial e ícone de vários movimentos mundiais pela paz, Mandela foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul em 9 de maio de 1994.

Mandela começou sua luta pela igualdade racial na África do Sul em 1940, quando se uniu ao Congresso Nacional Africano (CNA). O CNA tinha como principal objetivo acabar com a segregação racial no país. Contudo, depois de divergências com os membros da cúpula, Mandela e outros integrantes saíram do CNA e fundaram a Liga da Juventude do CNA, que defendia um posicionamento mais agressivo perante o governo, porém sem o uso da violência.

A disputa ficou mais difícil com a chegada do Partido Nacional ao poder, em 1948, oficializando o apartheid. Cinco anos depois, o CNA elegeu Mandela líder do partido, que na época estava funcionando clandestinamente.

No ano de 1962, Mandela e outros 155 membros do CNA foram presos por traição. O líder sul-africano ficou preso por 27 anos, sendo que 18 foram em Robben Island. Mesmo estando na prisão, Mandela continuou a coordenar as atividades do CNA, mantendo seu importante papel político.

Enquanto Mandela estava preso em Robben Island, o povo africano sofreu com o regime do apartheid. Começou então um grande movimento pela libertação de Mandela. Houve várias manifestações contra a segregação racial pelo mundo, nas quais o lema “Libertem Nelson Mandela” foi amplamente utilizado. Devido a tamanha pressão, em 1990, depois de ficar 27 anos preso e ter contraído tuberculose, por ordens do então presidente Frederik Willem de Klerk, Mandela foi solto.

Logo depois de Mandela ter sido libertado, o governo e a oposição negra criaram formas de transição de um sistema discriminatório para um não discriminatório. Com isso, fora criado um comitê, que ficara encarregado de elaborar a nova constituição do país e supervisionar as primeiras eleições, com vários partidos do país. No dia 9 de maio de 1944, Mandela venceu a eleição presidencial, tomando posse no dia 10 de maio de 1994.

Nelson Mandela, conhecido popularmente como Mandiba, recebeu o Nobel da Paz em 1993. Ele é visto como um transformador da história e principal representante do movimento contra o apartheid. Após o mandato, Mandela liderou ações sociais, junto com organizações de direitos humanos, como o combate à AIDS.

Aos 85 anos, anunciou a aposentadoria da vida política por conta da saúde debilitada, que o levou a várias internações em 2012 e 2013, quando morreu aos 95 anos.

Fonte:
The New York Times-Mandela is Named President, Closing the Era of Apartheid
Nelsonmandela.org-Parliament elected Mandela 20 years ago
Veja-Nelson Mandela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *