‘General Conceição’: Fotomontagem exposta em vídeo anti-Mourão reproduzido por Carlos Bolsonaro nas redes sociais.
No texto em que apresentou o vídeo, Carlos Bolsonaro endossa os ataques que soam na peça: “Vice contraria ministros e agenda que elegeu Bolsonaro”, anotou. “Vamos acabar com essa controvérsia e entender qual é a do tal Morão.” O vídeo tem pouco mais de 14 minutos.
A maior parte do tempo é dedicada à reprodução de declarações de Mourão. Comentários que o ‘Zero Dois’ já havia utilizado como munição contra o general. De resto, o vídeo enaltece o próprio Carlos Bolsonaro e o polemista Olavo de Carvalho, um guru da família Bolsonaro e desafeto de Mourão.
A certa altura, ouve-se na peça: “Mourão era uma nulidade pública brasileira. Assim que assumiu, como uma garotinha de 15 anos na sua festa de debutante, esperando para subir ao palco com um ator global, ele abre os braços e vira a coqueluche da mídia contra o mal humorado, polêmico e extremista presidente. Ele surge como a voz moderada…”.
Noutro trecho, afirma-se que Mourão é “mais conhecido como general Conceição. Ele parece Cauby Peixoto se maquiando para aparecer na mídia. Esse homem enganou todo mundo, inclusive a mim. Eu fui enganado por esse cara, achando que ele prestava como vice.”.
No final, o vídeo avalizado por Carlos Bolsonaro ricocheteia no presidente da Câmara, Rodrigo Maia, de quem o filho do presidente também não gosta. “Não queremos que Hamilton Mourão saia da vice-presidência, porque daí nós teremos um possível vice que é o Maia. Eu não estou a fim de ter o Maia como possível vice quando o Bolsonaro sai do país. O que nós precisamos é que o Mourão fique quieto…” Tudo isso num instante em que Jair Bolsonaro tenta se reaproximar de Rodrigo Maia.
Em público, Mourão esquiva-se do confronto com o filho do presidente: “Dê um tempo”, disse o general aos repórteres nesta quarta, horas antes da nova postagem de Carluxo. Em privado, Mourão se segura para não explodir.
Blog do Josias de Souza