Nasce Heitor Villa-Lobos

O compositor nasceu no Rio de Janeiro em 5 de março de 1887

Nasce Heitor Villa-Lobos
Villa-Lobos, aos 30 anos, já tinha mais de 100 obras compostas (Reprodução/Internet)
Heitor Villa-Lobos nasceu no Rio de Janeiro em 5 de março de 1887. Seu pai era músico amador e desde criança “Villa”, com ficou conhecido no meio musical, aprendeu música, sendo que tocava uma imitação de violoncelo adaptado de uma viola, dado sua estatura de criança. Teve pouco estudo formal de música, sendo basicamente um autodidata. Como violoncelista de uma orquestra excursionou por todo o Brasil, conhecendo não apenas as capitais mas também o interior de vários estados. Com isso adquiriu conhecimento profundo das raízes de nossa música.

Começou a compor cedo e aos trinta anos já tinha mais de cem obras compostas. Sua obra pode ser classificada em quatro períodos: o primeiro, de aprendizado e artesanato, de 1899 até a Suíte Popular Brasileira, em 1912. O segundo, o artista em busca do seu estilo, do Trio n. 1 (1911) até o Carnaval das crianças brasileiras (1919-1920). O terceiro, a afirmação da maturidade, com o Noneto, os Choros, as Serestas e as Cirandas, de 1920 a 1929. Finalmente o quarto, que vai até o fim de sua vida, compreende as Bachianas Brasileiras, os cinco concertos para piano, as suítes Descobrimento do Brasil, as sinfonias de número 6 a 12, entre outras obras.

Desde 1930 o compositor se envolveu com o governo federal, criando o ensino de canto nas escolas e regendo corais de estudantes. A partir de 1944 passou a viajar anualmente para os Estados Unidos e Europa, regendo suas obras com as principais orquestras do mundo.

Villa-Lobos morreu no Rio em 17 de novembro de 1959.

A influente revista de música clássica francesa “Diapason” diz que ele foi o mais prolífico compositor do século XX e o maior da América do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *