Uma nova adutora com tubulação de ferro fundido vai levar água para os campis da Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAST) e para a Faculdade de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. A obra vai sair do papel depois da assinatura do plano de trabalho realizada nesta segunda-feira (18), que contou com a articulação envolvendo a prefeitura do município, Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e deputado federal Fernando Monteiro (PP).
Orçada em R$ 1,5 milhão e que terá 4 km de extensão, a obra, vai beneficiar diretamente mais de 3 mil pessoas nas instituições de ensino e desafogar o abastecimento da adutora antiga, melhorando a distribuição de água nas comunidades dos bairros do Mutirão e Universitário, com cerca de 7 mil pessoas.
Segundo o prefeito Luciano Duque (PT), o empreendimento, após a fase de licitação, tem previsão de conclusão de pouco mais de um mês. “A prefeitura de Serra Talhada arcará com os serviços de implantação do equipamento. Em pouco mais de um mês estaremos comemorando essa conquista”, afirmou o gestor da cidade sertaneja.
“Essa obra é de extrema importância para a garantia de serviços necessários e urgentes na cidade, como a manutenção dos trabalhos desenvolvidos nas unidades educacionais e de comunidades no entorno. Possibilitar a melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos e o desenvolvimento econômico das cidades do meu Estado são prioridades minhas”, atestou Fernando Monteiro.
A assinatura do convênio contou com a participação do deputado federal Fernando Monteiro; do presidente da Compesa, Roberto Tavares; do diretor de Interior da Companhia, Marconi Azevedo; do prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, e da reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria José de Sena.
Segundo a reitora da UFRPE, a adutora permitirá que as atividades de ensino e pesquisa se desenvolvam a contento. “A garantia de abastecimento é tranquilizadora e garantirá que as atividades não sejam prejudicadas. Foi um grande progresso”, garantiu.
Além desse investimento, outro avanço discutido no encontro entre os gestores foi o andamento de uma segunda adutora, que abastecerá o novo bairro de Serra Talhada, Vanete Almeida, que conta com 902 unidades habitacionais pelo programa Minha Casa Minha Vida. As casas, financiadas pelo Banco do Brasil, já estão prontas para serem entregues. O novo empreendimento permitirá também o abastecimento do futuro condomínio industrial de Serra Talhada e do Hospital Geral do Sertão (HGS) – Governador Eduardo Campos, localizado às margens do Km 418 da BR-232, também em Serra Talhada, conquista viabilizada por emendas de Fernando Monteiro.
“O empenho de Fernando Monteiro para a melhoria do abastecimento nas cidades pernambucanas é evidente. Ele é um parceiro e tanto para o andamento de projetos importantes para Pernambuco. Entre eles, a Adutora do Agreste, que vem avançando graças também aos seus esforços”, atestou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.