Raquel Dodge cria força-tarefa para apurar tragédia em Brumadinho.

Após a tragédia ocorrida em Brumadinho – MG, a Procuradora Geral da República Raquel Dodge, determinou a criação de uma força tarefa para apurar as causas e responsabilidades, que culminaram com o caos instalado.

A força tarefa será responsável por conduzir as investigações mantendo a interlocução com a procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais e a Defensoria Pública da União. As providências administrativas para a instalação imediata da força tarefa serão adotadas pelo Secretário-Geral do MPU, Alexandre Camanho. 

Raquel Dodge ressaltou a importância da atuação conjunta dos órgãos e sugeriu a inclusão de representantes de familiares das vítimas no comitê criado pelo governo Federal e ofereceu o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos do Ministério Público (SINALID) par auxiliar na identificação dos desaparecidos a partir do cruzamento de dados que devem ser coletados nos próximos dias.

Ainda, durante entrevista coletiva realizada em Brumadinho, a PGR defendeu a alteração nos protocolos científicos que atestam a segurança das barragens onde são depositados os rejeitos da mineração, afirmando que:

“É preciso aprimorar esses protocolos científicos porque eles tem falhado. Minas Gerais tem quase 700 barragens que estão classificadas em razão do risco de rompimento e é preciso garantir que esse risco seja realmente baixo e que essas informações sejam confiáveis.”

Dodge reiterou o compromisso do Ministério Público em continuar para que os riscos possam ser prevenidos com o objetivo de que desastres como os de Mariana-MG, há pouco mais de três anos, e de Brumadinho, não mais ocorram.

fonte: Migalhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *