Rio, Capital Mundial da Arquitetura

A cidade do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, 18/01, ganhou mais um motivo para se orgulhar. Em uma cerimônia, realizada em Paris, na França, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) premiou o Rio como primeira Capital Mundial da Arquitetura.
Resultado de imagem para Rio, Capital Mundial da Arquitetura da Unesco

Este título foi criado pela Unesco no ano passado. Então, o Rio de Janeiro teve a honra de ser a primeira cidade a receber tal designação.

Em 2012, a Unesco já tinha concedido ao Rio o título de patrimônio cultural mundial na categoria paisagem urbana. Com a designação desta sexta-feira, o Rio fica responsável pela organização do Congresso mundial da União Internacional dos Arquitetos no ano que vem, entre 19 e 26 de julho de 2020.

Outeiro da Glória é exemplo de arquitetura neoclássica

“O título da Unesco deve atrair para a cidade arquitetos do mundo inteiro. Eles virão aqui não só para apreciar nossas belezas naturais e as construídas pela genialidade dos nossos mestres da arquitetura ao longo dos séculos. Eles também vão sugerir novas mudanças de modernização e parcerias internacionais para melhorar ainda mais a cidadania dos moradores da cidade do Rio”, disse o prefeito Marcelo Crivella.

MAM é símbolo de arquitetura moderna

A secretária de secretária de Urbanismo da cidade, que estava presente na assinatura do título, destaca a força arquitetônica do Rio de Janeiro.

“Correntes dominantes do pensamento urbanístico, principalmente da Europa, influenciaram a arquitetura do Rio de Janeiro. As ideias que chegaram aqui foram aplicadas, transformadas e adaptadas com grande inventividade ao nosso território, sua geografia, topografia e condição natural, sempre com a peculiaridade do nosso tropicalismo. Os elementos próprios que emergiram da criatividade carioca têm sido tão potentes que converteram sua arquitetura em referência mundial”, afirma Verena Andreatta.

No Rio de Janeiro são muitos os estilos arquitetônicos. Colonial, Art-Déco, Moderno e Contemporâneo são alguns dos mais presentes em nossa cidade.

“O Rio é uma fusão admirável entre natureza e cultura, sua arquitetura antiga e moderna, o resultado de uma criação inovadora desde meados do século XIX, o que a torna um lugar de beleza excepcional que conquistou a admiração de muitos autores, intelectuais e viajantes de todo o mundo”, declarou o subdiretor-geral para a Cultura da UNESCO, Ernesto Ottone, em uma cerimônia na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em Paris. Além disso, “é um exemplo bem-sucedido de revitalização do centro histórico urbano, de um espaço público aberto a todos”, disse ele sobre a escolha da cidade brasileira, a terceira maior da América Latina.

Resultado de imagem para Rio, Capital Mundial da Arquitetura da Unesco

Em uma mensagem de vídeo, já que não pôde viajar para Paris, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, confirmou o compromisso de toda a cidade e suas autoridades de “de transformar o ano de 2020 em um marco na história cultural da cidade”. Além da visibilidade internacional, teremos a oportunidade de ampliar a relação de pertencimento dos moradores da nossa cidade com o seu patrimônio histórico e arquitetônico, difundindo e preservando esse acervo”, disse ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *