Existem evidências que a síndrome de Stendhal é um fenômeno exclusivo de Florença. Seu nome inspirou-se na doença do escritor francês Stendhal ao visitar a cidade, em 1817
Existem evidências que a síndrome de Stendhal é um fenômeno exclusivo de Florença. Seu nome inspirou-se na doença do escritor francês Stendhal ao visitar a cidade, em 1817. Por que as pessoas não sentem os mesmos sintomas em galerias onde também estão expostas belas obras de arte, como a Tate Modern, em Londres?
A concentração de estátuas, retábulos, fontes, afrescos, cúpulas e portas esculpidas no pequeno centro histórico de Florença provoca uma emoção singular nos visitantes.
Essa emoção estética revela o poder especial da arte da Renascença. As obras expostas na Galeria Uffizi construída por Giorgio Vasari na década de 1560 exercem um fascínio hipnótico. A família Medici e outros banqueiros florentinos acreditavam que por meio da arte eles seriam mais felizes e civilizados, como os antigos romanos a quem admiravam. Também acreditavam que uma obra de arte tinha o poder mágico de estimular a fertilidade sexual e evitar catástrofes.
A imagem “milagrosa” da Anunciação pintada pelo artista Bartolomeu em 1252, com a ajuda de um anjo, atrai peregrinos e devotos à basílica de Santissima Annunziata. Florença reuniu alguns dos maiores gênios da Renascença como Botticelli, Leonardo da Vinci e Michelangelo, cujas obras atemporais exercem uma atração irresistível nos amantes da arte.
Fonte:
The Guardian-Stendhal syndrome: can art really be so beautiful it makes you ill?