Piada do Ano!!! Lula depõe e diz que vai provar que o sítio de Atibaia não é dele

Lula presta depoimento à juíza Gabriela Hardt, que substitui o juiz Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba Foto: Reprodução

Estratégia da defesa é colocar a culpa em dona Marisa

Cleide Carvalho, Dimitrius Dantas, Sérgio Roxo e Silvia Amorim
O Globo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu nesta quarta-feira que teve interesse em comprar o sítio de Atibaia, mas que não levou o plano adiante porque sabia que Fernando Bittar, dono da propriedade, não queria vender. Disse que tinha dinheiro para adquirir o sítio, mas que a família Bittar não cogitava a venda.

– Pensei em comprar o sítio em 2016 para agradar a dona Marisa. Se eu quisesse, eu tinha dinheiro. Acontece que o Jacob Bittar (pai de Fernando) não pensava em vender o sítio – afirmou o ex-presidente.

SÃO 13 RÉUS – O ex-presidente é réu junto com outras 12 pessoas na ação que   investiga os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do sítio de Atibaia. Lula é acusado de ser o real proprietário do imóvel e de ter sido beneficiado por reformas orçadas em R$ 1.020.500, e feitas pelas construtoras OAS e Odebrecht entre o fim de 2010, quando ele ainda ocupava a Presidência da República, e 2014.

A juíza Gabriela Hardt, que provisoriamente substitui Sergio Moro na 13ª Vara Federal, perguntou se ele não estranhou que uma grande empreiteira, a OAS, estivesse fazendo obras na propriedade. O ex-presidente afirmou que não foi ao sítio durante as reformas e que as obras da OAS foram feitas em 2014, quando ele não era mais presidente da República e também não disputava eleição.

– Estamos falando de 2014, eu não era mais presidente da República, e nem disputava mais eleição – afirmou Lula.

NÃO ESTRANHOU… – Indagado se não estranhou que uma “grande empreiteira” como a OAS estivesse reformando o sítio, Lula respondeu:

– Eu não estranhei porque não era uma grande empreiteira fazendo uma reforma. Era uma pessoa que eu tinha relação há mais de 20 anos, fazendo uma coisa, sem falar de caixa geral (..). Achei que ele tinha cobrado – disse Lula, referindo-se ao empresário Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS.

Em outro trecho, o representante do Ministério Público Federal cita depoimento em que Léo Pinheiro relata que Lula pediu que a OAS fizesse obras no sítio.

– Não é verdade – responde o ex-presidente, sobre a acusação.

NÃO LEMBRA – Também disse não se lembrar de qualquer conversa com o empresário sobre a necessidade de obras na cozinha e negou ter procurado o empresário para tratar das obras mesmo depois que a imprensa publicou reportagens sobre as intervenções da OAS na propriedade.

– Eu já disse que nunca conversei com o Léo sobre dinheiro de reforma  porque eu partia do pressuposto de que o interesado era ele.  Se não tivesse recebido, iria se queixar.

Lula também afirmou ainda que só soube que a Odebrecht havia feito obras na propriedade quando a imprensa começou a noticiar o fato. Mesmo quando saíram reportagens sobre o sítio, o ex-presidente disse que não procurou Fernando Bittar, proprietário do sítio, ou os donos da Odebrecht para obter informações.

GALINHA E GAMBÁ – “Eu repudio qualquer tentativa de qualquer pessoa dizer que foi feita uma obra pra mim naquele sítio” – disse, acrescentando que nunca tratou sobre qualquer obra da Odebrecht na propriedade.

“Eu nunca tive preocupação se a galinha comeu um gambá ou o gambá comeu a galinha. Isso não era meu problema” – afirmou o ex-presidente Lula ao responder sobre os e-mails enviados pelo caseiro do sítio de Atibaia, conhecido como Maradona, para o Instituto Lula.

O ex-presidente disse que os e-mails devem ter sido mandados para o instituto para que os seguranças levassem para sua mulher, Marisa Letícia, que era quem teria acompanhado as questões do sítio.

OBRAS PRONTAS – Lula disse que não discutiu nada sobre reformas, porque só foi conhecer a propriedade em 15 de janeiro de 2011, quando as obras já estavam prontas.

O ex-presidente negou ter qualquer conhecimento sobre as conversas relatadas por delatores da Odebrecht com João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, e com o ex-ministro Antonio Palocci.  Irritado, Lula afirmou só ter tido conhecimento pela TV.

– Quando eu vejo alguém dizer que tinha conta no meu nome, sem que eu soubesse da conta, no mínimo alguém achou que sou um imbecil – disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *