Diplomata admirador de Trump será o ministro do Exterior de Bolsonaro

Macaque in the trees

Araújo é da ala radical é chama o PT de Partido Terrorista

Deu no Jornal do Brasil

O anúncio do futuro ministro das Relações Exteriores saiu nesta quarta-feira, 14. O indicado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro é Ernesto Araújo. Bolsonaro divulgou o nome do novo chanceler em seu perfil no Twitter. “A política externa brasileira deve ser parte do momento de regeneração que o Brasil vive hoje. Informo a todos a indicação do Embaixador Ernesto Araújo, diplomata há 29 anos e um brilhante intelectual, ao cargo de Ministro das Relações Exteriores”, postou o presidente eleito.

O diplomata é Diretor do Departamento de Estados Unidos, Canadá e Assuntos Interamericanos do Itamaraty. Araújo enviou, à época da eleição presidencial nos Estados Unidos, artigo de sua autoria, no qual revelou partilhar das ideias similares do Trumpismo. Jair Bolsonaro, vale frisar, é fã confesso do mandatário norte-americano.

ELOGIO A TRUMP – “O presidente Donald Trump propõe uma visão do Ocidente não baseada no capitalismo e na democracia liberal, mas na recuperação do passado simbólico, da história e da cultura das nações ocidentais. A visão de Trump tem lastro em uma longa tradição intelectual e sentimental, que vai de Ésquilo a Oswald Spengler, e mostra o nacionalismo como indissociável da essência do Ocidente. Em seu centro, está não uma doutrina econômica e política, mas o anseio por Deus, o Deus que age na história. Não se trata tampouco de uma proposta de expansionismo ocidental, mas de um pannacionalismo. O Brasil necessita refletir e definir se faz parte desse Ocidente”, afirma o texto.

CRÍTICAS AO PT – O novo ministro das Relações Exteriores mantém um blog pessoal. Nele, declarou apoio à candidatura de Jair Bolsonaro e fez duras críticas ao Partido dos Trabalhadores. Na página, afirma que “o PT (partido terrorista) está se preparando para tomar o poder no Brasil”.

Araújo relatou ainda em sua página eletrônica ter participado das manifestações pró-Bolsonaro em Brasília. “O movimento popular por Bolsonaro não se nutre de ódio, mas de amor e de esperança… Só me lembro de uma atmosfera cívica desse tipo em duas ocasiões: a campanha das Diretas Já em 1984 e o movimento pelo impeachment em 2016. Isso significa que se trata de muito mais do que uma eleição… Trata-se de uma luta pela sobrevivência da pátria”, escreveu.

REPERCUSSÃO – Em nota, o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty) saudou a escolha de Araújo.

“A entidade se coloca à disposição para colaborar no enfrentamento dos desafios da política externa brasileira e na modernização das relações de trabalho em prol de todos os servidores do ministério”, comentou a entidade, desejando êxito ao futuro ministro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *