Sebá Araújo lança o livro ‘Desamor’, na Torre Malakoff

Sebastião Araújo, jornalista e escritorFoto: Kleyvson Santos/Divulgação

Quando o jornalista Sebastião Araújo, conhecido como Sebá Araújo, resolveu criar um blog sobre desamor para desatar os nós que apertavam o peito em meio a um relacionamento abusivo, ele só queria um remédio para aliviar os conflitos internos. Superada a doença – como classifica o sentimento -, o jornalista decidiu reunir 45 crônicas e publicar o seu primeiro livro, “Desamor – um nó para se desatar”, que será lançado nesta terça-feira (13), às 19h, na Torre Malakoff, no bairro do Recife.

O relacionamento durou sete anos, o blog três, mas as marcas ficaram até hoje, embora já não o maltratem como outrora. Passado o sofrimento, o Sebá resolveu eternizar as histórias vividas e observadas no cotidiano, misturando causos próprios, canções e fatos públicos. Com linguagem simples, o jornalista relata situações que envolvem ciúme, mentira, solidão, traição e falsas promessas, com a simplicidade de quem ama.

O autor explica que as situações contidas no livro são de personagens mal-amados, que vivem momentos constantes de carência afetiva, o que, na maioria das vezes leva à depressão e à autodestruição. “Com um amor não correspondido, a pessoa vai definhando, anulando-se, deixando de viver a própria vida para viver a vida do outro”, pontua o jornalista. “Mas me curei, desatei este nó através da escrita”, acrescenta, sugerindo outras duas receitas: “aprendi a ‘dizer não’ e a perdoar”.

A temática é tão recorrente na vida do jornalista que, nos anos 2000, ele produziu uma peça teatral chamada “Bom Dia, Miss Lauryn”, que viajou durante seis meses pelo Sertão do Pajeú. A ideia subjacente à peça era o desamor, mas com final trágico, diferente das histórias publicadas no livro. Ele não queria mais chorar, mas sim se libertar, não sem provocar. “É mais fácil falar de amor, muitas vezes as pessoas maquiam. Resolvi tocar na ferida”, disse ele, aos risos.

Com mais de 40 anos de carreira, Sebá passou pelos três principais jornais do Estado. Na Folha de Pernambuco, foi repórter do antigo caderno Programa – atual Diversão&Arte – e editor do caderno de Interior.

Serviço:

Lançamento de “Desamor: um nó para se desatar”, de Sebá Araújo (Sem editora, 141 págs., R$ 30)
Torre Malakoff (Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife)
Nesta terça-feira (13), às 19h 

Folhape

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *