Barroso é sorteado relator do pedido de registro de candidatura de Lula

Ex-presidente pode ser barrado pela Lei da Ficha Limpa

O ministro Luís Roberto Barroso, durante sessão do TSE – Divulgação/TSE/07-08-2018

O ministro Luís Roberto Barroso, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi sorteado relator do pedido de registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lula está preso e foi condenado na Lava-Jato por órgão colegiado, o que pode fazer com que seja barrado pela Lei da Ficha Limpa.

Nesta quarta, logo após o registro da candidatura, dois pedidos de impugnação foram apresentados: um de Kim Kataguiri, um dos líderes do Movimento Brasil Livre (MBL) e candidato a deputado federal pelo DEM, e outro do ator Alexandre Frota, candidato do PSL a deputado federal. Os pedidos foram distribuídos para o ministro Admar Gonzaga.

O prazo para registro de candidaturas terminou nesta quarta-feira. O próximo passo é a publicação de um edital com todos os pedidos. Isso deverá ocorrer até a sexta-feira. Depois disso, é aberto um prazo de cinco dias corridos (fins de semana inclusive) para que o Ministério Público Eleitoral (MPE) ou qualquer candidato, partido ou coligação possam contestar o registro de candidatura. Caso haja alguma falha ou ausência de documento nesses pedidos, serão dados mais três dias para resolver o problema.

Passado o prazo de contestação, o pedido de registro é encaminhado para o relator no TSE. Depois de ser notificado, o candidato tem sete dias para se manifestar sobre o questionamento e contra-argumentar, indicando testemunhas. Abre-se então prazo de quatro dias para que as testemunhas indicadas sejam ouvidas. O TSE pode não conceder esse prazo, se considerar que não há necessidade dos depoimentos para julgar a candidatura.

Se não tiver ocorrido nenhuma contestação à candidatura, o próprio relator pode sozinho aceitar o registro. Ou, conforme destacado na noite de quarta-feira, pela minstra Rosa Weber, o relator pode indeferi-lo sozinho, sem ser provocado pelo MPE ou algum candidato, caso entenda não estar presentes as condições de elegibilidade ou compreenda haver alguma causa de inelegibilidade.

Caso contrário — se houver contestação à candidatura —, o relator elabora seu voto e o leva para julgamento no plenário do TSE, que, por maioria, decide se barra a candidatura ou não. A lei eleitoral estabelece que todos os pedidos de registro de candidatos, inclusive os contestados, devem ser analisados até 20 dias antes da eleição (17 de setembro).

Barroso já defendeu publicamente a Lei da Ficha Limpa.

— Acho que a lei é boa, importante e sóbria. É uma lei que atende algumas demandas importantes da sociedade brasileira por valores como decência política e moralidade administrativa — avaliou Barroso em 18 de agosto de 2016.

— Gente honesta paga suas contas elevadas com talão de cheque, cartão de crédito ou transferência bancária. Não é normal as pessoas circularem com malas de dinheiro. A desonestidade foi generalizada e muitas pessoas, muitas mesmo, perderam a capacidade de distinguir o certo e o errado. O país está doente, precisamos interpretar as leis que vão trazer moralidade para o ambiente político — declarou na época.

OS CAMINHOS DA CHAPA PETISTA
Como funcionam os prazos da Justiça Eleitoral e as possíveis consequências caso o registro seja negado
O caso Triplex
ENTENDA COMO TUDO COMEÇOU
Compra da cota
Em 2005, Marisa Leticia comprou uma cota na Bancoop do apartamento 141 do edifício Mar Cantábrico, no Guarujá. Em 2009, a OAS assumiu a construção, após falência da Bancoop. Em 2010, Lula confirmou que era o proprietário em reportagem do GLOBO
Provas usadas por Moro
Em delação, Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, afirmou que o dinheiro para reforma (R$750 mil segundo a PF) do tríplex era oriundo de propina. A PF também apresentou um documento de proposta de Marisa pelo imóvel, que havia sido rasurado
A defesa de Lula
Marisa Leticia teria desistido do imóvel quando a Bancoop faliu. As defesas ao tríplex seriam para decidir sobre a compra ou não, mesmo após as reformas feitas pela OAS
Condenação
Em julho de 2017, Sergio Moro condenou Lula a 9 anos e 6 meses. Após recurso, o TRF4 aumentou a pena, em janeiro desse ano, para 12 anos e m mês de prisão
Prisão
No dia 7 de abril de 2018, Lula foi preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba
Prazos da Justiça Eleitoral e as possíveis consequências caso o registro seja negado
Registro
Edital
Contestação
Depois disso, qualquer candidato, partido, coligação ou o Ministério Público Eleitoral pode contestar o registro em até cinco dias
No último dia para o registro das candidaturas (15/8) no TSE, o PT registrou o nome de Lula
Registro é publicado no Diário da Justiça Eletrônica em até três dias
Relator
Plenário
A contestação seria encaminhada ao relator, que leva o caso ao plenário do TSE
O colegiado pode barrar a candidatura de Lula. PT pode apresentar embargo
Cenários após o registro negado
STF não se pronuncia até dia 17/09
PT recorre ao STF, que nega o recurso até 17/09
2
1
O PT mantém o nome de Lula como candidato ou indica outro para que seu nome apareça na urna
Lula não pode se candidatar, e o PT pode indicar outro nome que terá nome e foto na urna
STF nega o recurso entre o 1º e 2º turnos
STF nega o recurso entre 17/09 e o 7/10 (1º turno)
3
4
Os votos dados a Lula no primeiro turno das eleições serão anulados. O 3º colocado é levado ao 2º turno
Se o PT tiver mantido o nome de Lula, ficará sem candidato nas urnas eletrônicas
OGlobo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *