O duque e a duquesa deliciaram os fãs com uma procissão puxada por cavalos da capela de São Jorge, onde se casaram.
O duque e a duquesa deliciaram os fãs com uma procissão puxada por cavalos da capela de São Jorge, onde se casaram comDAMIR SAGOLJ / REUTERS


No final, eles ficaram lá, homem e mulher, duque e duquesa, marido e mulher. Um par completamente moderno de origens radicalmente diferentes unidas por uma afeição mútua que ontem eles compartilharam em abundância com milhões ao redor do mundo.

Todos ficaram paralisados, por mais ricos ou mais pobres, pelo mais simples dos espetáculos: o casamento de um casal apaixonado.

“Há poder no amor”, declarou o , o pastor americano cujo sermão vulcânico de casamento tornou a mais recente extravagância real da Grã-Bretanha muito diferente de qualquer outra antes. “Não subestime isso”, continuou ele. “Qualquer um que já se apaixonou sabe o que quero dizer.”

Destaques do grande dia de Meghan e do Príncipe Harry

Eventualmente, o loquaz Curry encontrou uma maneira de concluir sua divagação peroration. “Temos que casar todos vocês”, disse alegremente ao casal.

Logo as cerimônias terminaram e o príncipe e sua nova noiva apareceram nos degrau da capela para se abraçar diante de uma multidão delirante.

Certamente houve momentos em que as perturbações e divisões da família ameaçaram ofuscar o casamento no Castelo de Windsor; mas tudo isso recuou em um dia repleto de ecos da mãe de Harry, a falecida Diana, princesa de Gales, do anel de água-marinha da coleção de Diana que Meghan usava à noite para as canções cantadas na recepção da tarde por Sir Elton John. Ele realizou Your Song e Tiny Dancer, ambos os favoritos da princesa atrasada.

A paixão do casal um pelo outro era inconfundível, e alguns dos convidados da recepção confirmaram que, apesar de todos os percalços do passado, a família real poderia estar apenas vencendo Meghan.

“O Príncipe de Gales fez o mais encantador e comovente discurso que deu as boas-vindas a Meghan à família”, disse um amigo de Harry ao The Sunday Times. “Ele foi incrivelmente amoroso e tocante sobre Harry e falou de como seu filho se tornou um ‘ grande homem com um grande coração”.

Quando chegou a vez de Harry, ele pagou tributos a Meghan e inicialmente pareceu confuso pelo riso que saudou suas referências a “minha esposa”. Ele disse à sua nova duquesa: “Mal posso esperar para passar o resto da minha vida com você”.

A rainha deixou o Castelo de Windsor esta manhã, pouco antes dos recém-casados
A rainha deixou o Castelo de Windsor , pouco antes dos noivos DYLAN MARTINEZ / REUTERS

Thomas Markle, pai da noiva que fez uma cirurgia cardíaca na semana passada, disse a um site americano: “Meu bebê está lindo”. Ele também falou de sua frustração por ter perdido o casamento: “Eu sempre lamento não poder estar lá e não ser capaz de segurar a mão da minha filha.

Harry levou alguns convidados às lágrimas quando disse que Meghan havia “navegado em tudo com tanta graça” e acrescentou: “Criamos uma equipe tão grande.”

Ele também prestou homenagem à mãe de Meghan, Doria Ragland , um modelo de dignidade que deu toda a impressão ontem de que ela é perfeitamente adequada à vida como a sogra de um príncipe britânico.

O casal deixou o Castelo de Windsor esta tarde depois de uma festa à noite

View image on TwitterView image on TwitterView image on TwitterView image on Twitter

The Royal Family

Thank you to everyone who came to Windsor and those who followed from around the UK, the Commonwealth, and the world today. Congratulations once again to the newly-married Duke and Duchess of Sussex.

A conta do Twitter da Royal Family na noite passada publicou uma mensagem de agradecimento a todos que acompanharam o casamento. Entre eles, um quinto dos britânicos, com números de audiência da BBC chegando a 13,1 milhões no auge do processo, logo após as 13h. A audiência média de 8,7 milhões, combinada com a média de 2,5 milhões da ITV, foi responsável por 82,5% de todos os telespectadores e ofuscou a audiência da final da FA Cup , que teve 6,7 milhões de espectadores na BBC One.