Alckmin sonha em arrecadar recursos na internet para sua campanha

Geraldo Alckmin (PSDB-SP) no palco durante evento de sua pré-campanha em São Luís (MA)

Alckmin reuniu milhares de pessoas em São Luís

Thais Bilenky
Folha

Em campanha no Nordeste, Geraldo Alckmin olhou pela janela e anunciou: “Estamos no Piauí”. Todos o encararam surpresos. “As nuvens sumiram. Mudamos de bioma. Em São Luís é amazônico, chove muito. Teresina é caatinga”, explicou. O pré-candidato a presidente pelo PSDB voava em um King Air de 1983, avião com capacidade para nove pessoas, fretado para levá-lo da capital do Maranhão à do Piauí no sábado (5) à tarde. No colo, um mapa da região com anotações a caneta.

“Estamos preparando um grande projeto para o Nordeste”, contou. “Tasso [Jereissati, senador pelo PSDB-CE] que vai pilotar. Cada estado está mandando as suas propostas.”

NOS ESTADOS POBRES – Em sua primeira visita à região desde que deixou o governo paulista, há um mês, Alckmin começou por dois dos estados mais pobres do país.

Em ambos, elogiou, sempre com ressalvas, o Bolsa Família, programa lançado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que ajudou a tirar o Brasil do mapa da fome e, de quebra, alavancou a popularidade do petista.

“O Bolsa Família é importante. Vamos manter e, tendo necessidade, até ampliar. Agora, você tem que fazer crescer a atividade econômica. O agronegócio vai crescer”, afirmou.

Em terras onde Lula lidera as pesquisas com folga — apareceu com 50% no último Datafolha, quatro posições à frente do tucano, com 3% —, Alckmin manteve o estilo.

EMPREGO E RENDA – Questionado inúmeras vezes sobre como atrairia o eleitorado petista, repetiu: “Emprego e renda, emprego e renda, emprego e renda”.

Como reverterá a rejeição do PSDB no Nordeste, indagou um jornalista piauiense. “Verdade, verdade, verdade”, respondeu. “Mentira tem perna curta. Segundo, coragem. Só não vou chegar ao exagero que ouvi em São Luís de que é preciso ter coragem de mamar em onça parida”, brincou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *