Cais do Sertão recebe ‘Museu do Futebol na Área’ em exposição itinerante inédita no Recife

A mostra ficará disponível no Recife até o dia 20 de maio, com entrada gratuita

Por Rodrigo Carvalho

A paixão do brasileiro pelo futebol estará exposta, a partir desta quarta-feira (25), nas paredes do Cais do Sertão, equipamento situado no bairro do Recife. Completando quatro anos de existência, o Centro Cultural recebe, pela primeira vez, a exposição itinerante “O Museu do Futebol na Área”, com um acervo repleto de informações e curiosidades sobre o esporte mais famoso do Brasil. O Recife será a primeira capital do país a receber a exposição, que até então nunca havia saído do estádio do Pacaembu, em São Paulo. A mostra ficará disponível no Recife até o dia 20 de maio, com entrada gratuita.

Como parte da comemoração pelos seus dez anos de fundação, o Museu do Futebol aporta na sala São Francisco, que integra o novo módulo do Centro Cultural e foi escolhida como palco principal. Formada por oito módulos – sendo dois deles criados exclusivamente para o projeto – a mostra exibe, ao longo dos seus 440m², uma abordagem sobre o esporte como parte da história e da memória de cada brasileiro. A iniciativa, realizada em parceria com a Motorola, busca também ensinar através da influência do esporte na sociedade.

Para fortalecer a identificação com o público nativo, alguns ambientes contam com informações sobre o futebol vivido em cada cidade da itinerância. No Recife, por exemplo, a consultoria foi do jornalista esportivo Cassio Zirpoli, autor do livro “1987 – De fato, de direito e de cabeça”, que colaborou com o levantamento de dados sobre o futebol local. “Sabemos que os pernambucanos sentem grande orgulho por suas tradições, e o futebol não está fora disso. Buscamos conversar com os times da capital e contamos com a colaboração de um especialista para que todos se sentissem em casa ao percorrer a exposição”, explicou Daniela Alfonsi, diretora de conteúdo do Museu do Futebol.

A exposição itinerante reproduzirá, na capital pernambucana, conteúdos da mostra principal que já recebeu mais de três milhões de visitantes em São Paulo. São oferecidos aos visitantes diversos conteúdos interativos, imagens com informações, curiosidades, personagens do futebol nacional e local, além de um espaço dedicado exclusivamente as Copas do Mundo. A sala das Origens, por exemplo, tem um vídeo e cerca de 80 imagens do período em que o esporte chegou ao Brasil e se profissionalizou, entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. No Recife, cerca de 20 dessas imagens recontam o início da prática do esporte na capital pernambucana.

Outro destaque do espaço, a sala Números e Curiosidades é composta por placas ilustradas por frases famosas, regras e recordes do esporte, recebe nessa edição do projeto uma vitrine especial para expor objetos e narrar fatos marcantes do futebol em cada uma das cidades. Já sala das Copas do Mundo, por sua vez, reconta todos os mundiais, de 1930 ao fatídico 7 a 1 sofrido pela seleção brasileira em 2014.

A ligação com Pernambuco é reforçada ainda com a exposição de camisas dos times de Recife e a exibição de vídeos com alguns dos gols mais bonitos do Campeonato Pernambucano. Curiosidades sobre os ídolos do estado que alcançaram projeção nacional, personalidades da música e frases de escritores renomados, como Ariano Suassuna e João Cabral de Mello Neto também fazem parte do acervo disponível, representados na exposição a partir das suas relações com o futebol e ressaltando a conexão entre o esporte e a cultura no País.  Depois do Recife, a exposição seguirá para outras cidades, como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Tecnologia aliada ao futebol

A interação dos visitantes com a exposição também se dará com smartphones. Através dos Moto Snaps, tecnologia da Motorola que permite aperfeiçoar os aparelhos da família Moto Z, como uma câmera 360º, um projetor ou alto-falante. Quem visitar a mostra poderá usar o smartphone, por exemplo, para registrar a experiência com o Moto 360 e baixar a sua imagem no site do Museu do Futebol. Além disso, poderá experimentar o Moto Gamepad, um módulo que transforma o smartphone em um console portátil com joystick completo. A tecnologia será oferecida ao público pelos educadores da exposição, responsáveis também por visitas monitoradas de grupos previamente agendados.

Serviço:

Mostra “O Museu do Futebol na Área”

Dias: Terça a domingo, das 09h às 17h.

Valor: Entrada gratuit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *