O  Espaço Cultural Porto Seguro apresenta a recente produção do artista cubano Carlos Garaicoa. “Ser Urbano” fica em cartaz até 06 de maio, de terça a sábado, das 10h às 19h, domingos e feriados, das 10h às 17h. A entrada é Catraca Livre para pessoas de todas as idades.

A mostra conta com instalações, vídeos, fotografias, maquetes e desenhos de um dos mais conceituados artistas latino-americanos da contemporaneidade e curadoria de Rodolfo de Athayde. Ao todo, são 7 trabalhos do cubano que propõem reflexões sobre as relações entre arquitetura, urbanismo e geopolítica.

Na exposição o público poderá conferir de perto obras como “Partitura”, desenvolvida ao longo de 10 anos com a colaboração de 70 músicos de rua. “Abismo” é uma instalação que contrasta um solo de clarinete criado pelo compositor francês Olivier Messiaen em um campo de prisioneiros nazista com a animação das mãos de Adolf Hitler em seus discursos. Já “Fim do Silêncio” transforma as calçadas da capital de Cuba, Havana, em enormes tapetes que preenchem todo o segundo subsolo do Espaço Cultural. Neles, os nomes de estabelecimentos comerciais da época anterior à revolução cubana aparecem significativamente modificados pelo artista.

Garaicoa é bastante conhecido pelo interesse nas intervenções do homem no espaço público. Apesar de manter constante vínculo criativo com Cuba, o artista vive atualmente em Madri e sua obra é permeada por temáticas universais que refletem experiências obtidas em diversas viagens, residências e pesquisas.

“Eu considero que a arquitetura é esse espaço onde posso discutir as ideias existenciais, políticas e históricas. Tenho um interesse muito grande pela fotografia e pela representação do espaço urbano em geral, porém tratando de encontrar outra problemática, mais próxima à ficção e à história”, afirma Carlos Garaicoa.

 O artista começou sua produção artística muito jovem. Aos 22 anos ingressou no Instituto Superior de Arte de Havana, onde empregou as técnicas aprendidas anteriormente quando exercia a função de desenhista no exército, produzindo mapas.

Hoje o cubano é um dos artistas mais respeitados do circuito contemporâneo internacional. Sua obra integra a coleção de instituições renomadas como o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia (ES), o Guggenheim Museum (EUA) e Tate Modern (UK).

No Brasil, uma de suas obras integra o acervo de Inhotim (MG). Ele participou de três bienais de Arte de São Paulo em 1998, 2004 e 2010 e também de mostras em importantes instituições culturais do país, como o Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM.

Para facilitar o acesso à exposição gratuita, o Complexo Cultural Porto Seguro disponibiliza vans gratuitas de terça a sábado, das 9h à 0h e domingos e feriados, das 9h às 22h. Os veículos estarão estacionados na Estação Luz, na saída Rua José Paulino, em frente ao Parque Jardim da Luz. Instrutores ajudarão os visitantes no embarque. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3226-7361.

Fonte:espacoculturalportoseguro