Mendonça: candidatura de Maia não depende da aprovação da reforma da Previdência

Ministro Mendonça Filho

Ministro Mendonça Filho                                                        Foto: Arthur Mota

Cotado para disputar a Presidência da República, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), tenta desvincular sua imagem da Reforma da Previdência. Após notícias de que ele já ensaia o discurso para justificar o engavetamento da matéria, o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), afirmou que a candidatura do correligionário “não depende da aprovação ou não da reforma, até porque ela é muito controversa”.

Na visão do ministro, que participou da liberação de convênio entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade de Pernambuco (UPE), nesta quinta (15), a postulação de Maia vai depender da sua própria capacidade de liderança. “Acho que os aspectos que podem levar ele a ter uma candidatura ascendente são muito mais das propostas que ele apresente para o Brasil e da capacidade dele convencer o eleitorado brasileiro de que ele deve ser, como jovem homem público, um bom líder, para colocar o País em um bom trilho a partir de 2019”, disse.

Como o governo ainda não conseguiu os 308 votos necessários para aprovação da matéria, o deputado pretende responsabilizar o governo Michel Temer pela falta de apoios. O presidente da Câmara deve anunciar o arquivamento da reforma previdenciária antes do dia 28, data prevista para a votação, para não ficar com o ônus da derrota.

Mas, mesmo assim, o governo luta para colocar a proposta em votação. Segundo o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, a discussão da reforma terá início na próxima terça-feira (20), mesmo se não houver o mínimo de votos necessário para sua aprovação. “Tenho convicção de que independentemente dos votos que tivermos na segunda, a discussão começa na terça”, declarou.

Com informações de Mirella Araújo, repórter do Caderno de Cotidiano/FolhaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *