Pra você que tem pêlos

9d4cf69c8090e91d75d7441d3718fe7c

Recentemente li num debate sobre a não depilação feminina, um homem que achava o debate incoerente ao menos que as mulheres que ali falavam deixassem de se depilar. Na hora pensei na superficialidade do seu argumento e que isso não é necessário para defender o direito e liberdade de expressão de ninguém.

Imagem relacionada

Algumas mulheres do debate relatavam que depilam porque é a opção mais aceita socialmente e algumas contam que sentem dor, mas mesmo assim não deixam de fazer. Na discussão, eu li homens e mulheres dizendo que tinham nojo de mulheres peludas e um comentário dizia que em pleno século 21 não poderia existir uma mulher com tamanha cabeleira. Porque as pessoas se horrorizam com isso? Porque nos homens os pelos não costumam causar nojo e espanto? Os pêlos são parte do corpo e crescem em homens e mulheres, fato.

Imagem relacionada

E como será que nós olhamos pra isso, pra aquela mulher do seu lado no mercado que não depila as axilas? Muitas vezes julgamos, rotulamos e fazemos comentários maldosos, sem lembrarmos que a perna peluda ou não é uma minúcia perto da importância que é desconstruir essa regra limitante. A questão maior é examinar de perto as razões dessa escolha sem criar uma nova regra: “deixe de ser escrava e pare de se depilar”. De limitações já estamos cheias.

Resultado de imagem para pentelhos pubianos femininos

Questionar é a chave para a liberdade: Eu quero ter a axila depilada porque passa uma sensação de limpeza? Eu quero ter a perna lisa porque é sedutor para os homens? Será uma tradição ou uma vontade genuína? Pra você ou para os outros? Porque Frida Kahlo não tirava a sobrancelha?

Resultado de imagem para pentelhos buceta femininos

Não sei ao certo como eles foram surgindo e tomando conta, mas os padrões estéticos estão ai aos montes: ditar o nosso cabelo, nosso peso, nossa cor, nossas formas. A nós compete colocar os padrões em xeque, e se for a nossa vontade porque não aceita-los? E que possamos ser acolhidas em nossas escolhas, independentemente se fugirem aos estereótipos ou não.

Imagem relacionada

O corpo é seu, use-o sem moderação.

 

-BelezaMamiferaFeminina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.