Alcançado: A vida e a vida após a morte de Ezra Pound na Itália

Em 24 de maio de 1945, o famoso poeta dos EUA, Ezra Loomis Pound, se viu trancado em uma cela especial – uma gaiola, na verdade – no Centro de Treinamento Disciplinar do Exército dos Estados Unidos em Metato, a poucos quilômetros ao norte de Pisa, na Itália.

O estoque do USDTC, que os jornais de Estados Unidos tinham apelidado de repositório de “sedimentos sujos de nossas tropas no teatro do Mediterrâneo”, costumava encarcerar o pessoal militar dos EUA que haviam cometido delitos criminais sérios e estavam aguardando uma corte marcial, transferindo para uma instituição penal em Estados Unidos, ou execução. A maioria dos prisioneiros estavam alojados em tendas, mas aqueles suspeitos de tendências suicidas, considerados perigosos para os outros, susceptíveis de fazer tentativas de fuga ou condenados até a morte, estavam alojados nas chamadas “células de observação”, comumente conhecidas pelos detentos como “células mortas” “. A 7103ª Companhia Disciplinar de Treinamento, comandada pelo tenente-coronel John L. Steele, formada pela Universidade de Harvard, ocupou o campo.

Pound era o único civil na escravidão. As instruções dos superiores indicaram que Pound deveria ser submetido a “vigilância especial e permanente para evitar fugas ou suicídio. Sem contato com a imprensa. Nenhum tratamento privilegiado “.

De acordo com essas ordens, Pound foi colocada em uma das “células mortas” do acampamento. Estas eram gaiolas de malha de aço ao ar livre, de cerca de 6 pés por 6 pés, que estavam abertas para exibição nos quatro lados e cobertas por cima com uma prato de metal. Os holofotes acenderam as gaiolas durante toda a noite, e os ocupantes ficaram isolados, com os guardas proibidos de falar com eles. A gaiola de Pound tinha sido reforçada com o tipo de malha de aço usada para estabelecer pistas de aeronave em aeroportos temporários da zona de guerra. O motivo foi depois que isso foi feito para impedir os fascistas de tentar liberá-lo.

Para evitar tentativas de suicídio, os prisioneiros não tinham cintos ou cadarços, nem cama, dormindo, como podiam, no assoalho de concreto com apenas cobertores. Eles foram alimentados uma vez por dia e eles usaram uma lata em um canto dos compartimentos para se aliviar. Uma vez a cada três dias, Pound foi solto da gaiola por um tempo para tomar banho e se exercitar caminhando até o recinto do chuveiro. Nenhum livro ou outro material de leitura foi permitido, exceto para a Bíblia. Um dos vizinhos das células de Pound era um soldado que, aparentemente, havia sido julgado e condenado à morte e que, em seu desespero, continuava amaldiçoando em voz alta. Claro, Pound não sabia por que seu vizinho estava tão agitado.

Os guardas, sem conhecer os pormenores de porque Pound, cerca de sessenta anos, foram mantidos como um criminoso endurecido, ficaram intrigados, particularmente porque o comportamento de Pound, embora errático e às vezes bizarro, era pacífico, cortês e não ameaçador.

Após cerca de duas semanas em tal ambiente, em ou cerca de 7 de junho, Pound aparentemente sofreu algum tipo de colapso nervoso. O calor durante o dia, cerca de 75-90F na Toscana em junho, as noites relativamente frias, a poeira, a falta de privacidade e o isolamento social chegaram a ele. Alguns anos depois, Pound fez uma luz sobre a prisão de Pisa:

Sim, eles acreditavam que eu era uma pessoa perigosa, imprevisível, e eu observei que eu realmente os assustava. Às vezes eu notei que os guardas me olhavam como juízes. O seu olhar traduzido para mim como “gorila, fique na sua gaiola!” Quando os soldados estavam fora de serviço, eles vieram me admirar com uma sensação de admiração. Algum tempo eles me jogariam um pedaço de carne ou algo doce, assim como um animal. O EZ antigo: uma visão fascinante e fascinante.

Na verdade, ele era mais uma figura triste do que uma pessoa perigosa. Das barras de sua gaiola, ele podia ver na distância através do ar quente e cintilante, as colinas de baixa inclinação perto de Pisa com suas coberturas de pinheiros de guarda-chuva. Pound tinha visto essas mesmas colinas em 1898, quando, aos 13 anos, acompanhara sua tia em uma viagem pela Itália; mais tarde, em 1923, ele estava na área novamente com Ernest Hemingway e sua esposa, os três em uma longa caminhada pela península italiana.

Seu isolamento agora o fazia mais atento ao seu ambiente imediato e perdeu uma parte de seu arrogante enérgico e sua autoconfiança otimista. Como ele escreveu em um dos Cantos,

Quando a mente balança por uma lâmina

O antepé de uma formiga deve salvá-lo.
A folha do trevo cheira e prova como sua flor.

No entanto, enquanto vivia em condições tão difíceis, o poeta continuou a escrever, rabiscando alguns dos poemas conhecidos coletivamente como The Pisan Cantos em algumas folhas de papel higiênico.

Ele ficou mantido nesta gaiola de malha de aço por cerca de três semanas até sua condição de deterioração se tornar inevitável. Tornou-se apático, comeu pouco, e raramente se levantou do cobertor.

Nos dias 14 e 15 de junho, os psiquiatras do campo o examinaram, encontrando sinais de perda de memória, depressão e desequilíbrio geral. Pound tinha demonstrado pouca consideração pela psiquiatria, e ele havia chamado seu principal teórico “Sigmund, o curandeiro”, acrescentando em outro momento que: “Graças a Freud e Dostoiévski, temos agora um exército de nellies nervosas que estão preocupadas com seus insignificantes vida emocional … “Mas foi graças aos psiquiatras que ele foi transferido para uma tenda piramidal (o tipo em que os oficiais encarregados dos crimes foram alojados), permitiu material de leitura, visitas de sua esposa e até mesmo o uso ocasional da máquina de escrever da enfermaria. Na tenda, ele continuou a escrever The Pisan Cantos e a traduzir dos chineses as obras de Confúcio.

De certa forma, Pound também se tornou o personagem residente do acampamento. Ele desenvolveu seus próprios exercícios físicos, simulando esgrima e jogando tênis usando uma velha alça de vassoura, e foi cortês e amigável com os guardas, que retribuiu sua abordagem por ser gentil com ele. Ele disse ao pessoal médico que o governo nunca o tentaria por traição, porque ele “tinha muito em várias pessoas em Washington”, e quando ele saiu do acampamento para Roma e transferiu para Washington, ele colocou a mão no pescoço dele, fazendo um Pantomima de alguém sendo enforcado.

Ele ficou detido no campo até o dia 15 de novembro, quando foi levado para Washington por Roma para enfrentar acusações de traição.

Quem era essa irreconhecível Ezra Pound, tão longe das antologias de poesia respeitáveis ??onde o encontramos hoje? Por que ele estava sendo mantido em uma gaiola na Toscana, acusado do crime capital da traição pelos Estados Unidos?

* * * *
Apesar de seu casamento em 1914 com Dorothy Shakespear, Pound sempre teve um olhar intenso para as mulheres, equiparando a sedução com a criatividade artística. Dorothy estava ciente dos filamentos de seu marido, mas optou por ignorá-lo. No outono de 1922, quando ele tinha 36 anos, ele observou a violinista americana Olga Rudge, de 26 anos, e mais tarde começou um caso de amor com ela que durou até Pound morrer em 1972. Rudge era um conhecido violinista de concertos trabalhando com freqüência com O compositor italiano Ildebrando Pizzetti e a pianista Renata Borgatti. Pound, que ocasionalmente trabalhou como crítico de música, escreveu uma revisão de um de seus concertos, mas os dois não se encontraram formalmente até 1923 na casa da dramaturgo e romancista Natalie Barney. Embora Pound e Rudge tenham se movido em círculos sociais diferentes, eles o atingiram sexual e intelectualmente, e Rudge até mesmo fez algumas músicas que Pound compôs.

Em 1924, os Libras, infelizes em Paris, decidiram se mudar para a Itália. No final de 1924, no início de 1925, estavam na Sicília, viajando com o poeta irlandês WB Yeats e sua esposa Georgie Hyde-Lees, mas na recomendação de Hemingway se dirigiram para o norte e escolheram morar em Rapallo, uma cidade na Riviera da Ligúria, a leste de Génova. Rapallo, por causa de seu clima ameno e atmosfera amigável, há muito tempo foi um lugar favorito para escritores e artistas. Entre aqueles que de uma vez ou outra viveram lá no século 20, contamos Hemingway, Yeats, TS Eliot, Gerhardt Hauptmann, Max Beerbohm e James Laughlin.

Pound, que tinha morado na Itália anteriormente, disse a um amigo: “A Itália é o meu lugar para começar as coisas”. Logo, as libras alugaram um apartamento no sótão do Palazzo Baratti, um imponente prédio à beira-mar (a entrada do apartamento era de uma rua traseira, Via Marsala) e morou lá até 1944. Yeats, que se mudou para Rapallo em 1928, lembrou-se:

Ezra Pound. . . um homem com quem eu deveria discutir mais do que com qualquer outra pessoa, se não estivéssemos unidos pelo carinho, há anos viveu nos quartos abrindo para um telhado plano junto ao mar. Durante a última hora nos sentamos no telhado, que também é um jardim, discutindo aquele poema imenso, do qual sete e vinte cantos já estão publicados.

Olga Rudge seguiu a Libra para Rapallo e seu caso continuou, Pound visitá-la freqüentemente enquanto morava com sua esposa, Dorothy. Olga logo gritou e, em 9 de julho de 1925, ela deu à luz uma menina, Mary Pound (mais tarde Mary de Rachewiltz). Para dar a luz discretamente, ela viajou para Bressanone no Tirol do Sul e deixou o bebê na aldeia de Gais com uma mulher de língua alemã, cujo filho havia morrido. A mulher concordou em cuidar do bebê Mary por 200 liras por mês, e Mary permaneceu com ela até as dez.

Finalmente, picado pelo comportamento de seu marido, Dorothy deixou Pound por um feitiço prolongado, passando o tempo com a mãe em Siena e passando para o Egito de dezembro de 1925 a março de 1926. No Egito, ela deve ter tido um caso com um egípcio desconhecido, porque ela ficou grávida. Ela se juntou a Pound em Paris, em junho de 1926, pela apresentação de uma ópera que ele escreveu, Le Testament de Villon, mas ficou para trás quando Pound deixou a França para retornar à Itália. Quando Dorothy estava trabalhando, Hemingway a levou para o Hospital Americano em Paris, onde seu filho, Omar Shakespear Pound, nasceu em setembro. Aparentemente, Dorothy Pound, assim como Olga Rudge, também não tinha a paciência maternal e a força para cuidar do bebê, que foi encarregado de sua mãe Olivia, na Inglaterra, até que ele tivesse idade suficiente para ser embalado para o internato.

Olga Rudge, enquanto sentimentalmente envolvida com Pound, morava em Veneza em uma pequena casa que lhe fora dada por seu pai em 1928. Pound a visitou lá quando conseguiu fugir de Rapallo, uma viagem de cerca de 168 milhas, de um jeito, e ele apelidou a casa de Veneza o “ninho escondido”.

Em 1930, Rudge também alugou um apartamento no bairro montanhoso de Sant’Ambrogio acima de Rapallo, a chamada Casa 60, pelo número de rua cívica que tinha então. Dentro e fora de Rudge viveu lá de 1930 a 1985, e foi acompanhado por Ezra e Dorothy durante o período de 1944-1945. Seu apartamento estava no terceiro andar, o primeiro andar usado para uma prensa de azeite. Enquanto a casa, agora de propriedade privada, é atualmente acessível mesmo por ônibus público, então só poderia chegar até ela caminhar subindo por um caminho estreito, uma caminhada de meia hora cansativa do Seaside Rapallo. A casa não tinha conveniências modernas, nem mesmo eletricidade. Olga também continuou sua carreira musical.

Em fevereiro de 1927, Rudge se encontrou com o ditador italiano Benito Mussolini, que também era um violinista justo, e os dois discutiram as diferenças de música para violino e música para piano. Começando em 1931, ela e Pound organizaram e tocaram frequentemente no Concerti Tigulliani , em Rapallo. Os concertos permitiram que Rudge e Pound promovessem a música do então compositor veneziano, quase esquecido, Antonio Vivaldi, apresentavam quartetos de cordas de Bela Bartok ao público italiano e tocaram publicamente a música escrita pela Pound.

Como durante os tempos econômicos difíceis da década de 1930, artistas musicais também sofreram, em 1933, Olga ocupou um emprego em Siena como secretário da Academia Musicale Chigiana, um centro de estudos musicais avançados fundado em 1931 pelo Conde Guido Chigi Saracini. Rudge, com a assistência ocasional da Pound, iniciou e transcreveu manuscritos originais da música de Vivaldi, identificando mais de 300 peças novas e, em 1938, fundou o Centro Studi Vivaldiani dentro da Academia Chigiana .

Ezra Pound, então, não era apenas um excelente poeta e um crítico literário superior, mas um estudioso e compositor de música – e ele acreditava ser um economista político e um monetarista, crenças que o levavam a ver conspirações para controlar a produção econômica e as finanças em os países capitalistas … e, fatalmente, ao lado do fascismo como um sistema político que, teoricamente, poderia travar os excessos do mercado livre.

Ele ficou obcecado com o controle da oferta monetária e das taxas de juros e criticou a elite de Wall Street que, a seu ver, causou a Depressão e estava dificultando a recuperação econômica nos EUA. Como muitas das principais figuras nos mercados financeiros eram de judeus descendente, Pound se moveu facilmente para o anti-semitismo. Após o final da Segunda Guerra Mundial, Pound afirmou que sua intenção era educar Mussolini em questões econômicas e, mais tarde, disse ao poeta Allen Ginsburg: “Meu pior erro, foi o estúpido preconceito suburbano do anti-semitismo – estragou tudo”. Giuseppe Prezzolini , um escritor italiano que vivia tanto na Itália fascista como nos EUA, acreditava que “tio Ez” sabia menos sobre o fascismo do que os fascistas sabiam sobre o poeta.

Os pontos de vista econômicos de Pound derivaram dos escritos do economista alemão Silvio Gesell, que por um período muito breve foi Ministro das Finanças na República da Baviera e do Major Clifford H. Douglas, um inglês que popularizou as idéias de uma filosofia econômica que ele chamou de Social Crédito. Um dos princípios principais dessas crenças era que o dinheiro deveria ser regularmente tributado, de modo que os incentivos para investigar isso diminuíssem. A única implementação parcial em grande escala das políticas monetárias de Crédito Social ocorreu na Província de Alberta, Canadá, em 1932-35.

Em seus escritos econômicos, ABC of Economics (1933) e Social Credit, para o qual é o dinheiro? (1935), Pound referiu-se aos executivos dos bancos como tubarões e acusou-os de causar o declínio da democracia americana; O presidente Franklin Delano Roosevelt foi retratado como um Stooge de Wall Street e a coisa mais próxima a um ditador que os EUA já tiveram. Como Pound explicou:

A história, como visto por um economista monetário, é uma luta contínua entre produtores e não produtores e aqueles que tentam ganhar a vida inserindo um falso sistema de contabilidade entre os produtores e sua recompensa … Os usurários atuam através da fraude , falsificações, superstições, hábitos e, quando esses métodos não funcionam, eles soltam uma guerra. Tudo depende do monopólio, e os monopólios particulares dependem do grande monopólio monetário ilusionista.

Assim, a análise de Pound criticou a cooperação entre o governo e os financiadores, o que lhes permitiu, segundo ele, defraudar o público – o “monopólio monetário”. Os monopólios não podem existir sem a aprovação do governo e os monopólios financeiros são parasitas, uma vez que não produziram bens tangíveis .

Na Europa da década de 1930, com ditadores instalados na Alemanha e na Itália, a Pound percebeu que, com orientação estatal e, muitas vezes, controle absoluto das atividades bancárias e comerciais, o desemprego e a inflação diminuíram e as despesas públicas em educação, saúde e outros serviços sociais aumentaram .

Embora não fosse um Fascista portador de cartas, Pound simpatizava com suas teorias e a maioria de suas práticas. Tendo estudado na década de 1920, as teorias culturais do etnólogo alemão Leo Frobenius, que acreditavam que a cultura é o produto de raças particulares, a Pound concluiu que Mussolini era a autêntica encarnação da cultura italiana: tinha derrubado plátocratas voraces, transformou a política em uma forma de arte, e apoiou um avivamento da cultura. Ele afirmou: “Mussolini disse a seu povo que a poesia é uma necessidade do Estado, e neste mostrou um estado de civilização mais alto em Roma do que em Londres ou Washington”.

Pound tinha tido seu olho em Mussolini por um longo tempo, na esperança de usá-lo como um canal para tornar suas idéias econômicas mais conhecidas e talvez adotadas. Um mês depois que Mussolini assumiu o poder, em 23 de abril de 1923, Pound pediu uma audiência com o Duce, mas seu pedido foi ignorado.

Mais tarde, em fevereiro de 1927, Olga Rudge tocou um show na residência de Mussolini. O Duce, como observado, era um violinista competente, e ele gostava de música. Um relatório contemporâneo de Youngstown, Ohio, onde Rudge nasceu, afirma: “Mussolini completou [sic] Miss Rudge em sua técnica e sentimento musical, dizendo que era raro ver tanta profundidade e precisão de tom”, especialmente em uma mulher. “Foi então que Pound teve a grande idéia de que talvez Mussolini também pudesse ser influenciado para se tornar um promotor de escritores e artistas de vanguarda.

Em dezembro de 1932, ele tentou uma audiência novamente, enviando com seu pedido uma cópia de um roteiro de filme sobre o nascimento do fascismo; Essa abordagem também foi ignorada, mas alguns dias depois, Pound pediu uma audiência, com a intenção de mostrar a Mussolini um artigo que ele escreveu em resposta à crítica de jornalistas americanos sobre as ideias de Mussolini, expostas nas conversas de Emil Ludwig com Mussolini . Desta vez, Pound teve sucesso, e em 16 de fevereiro de 1933, ele teve sua audiência com o ditador.

Pound mostrou a Mussolini alguns de seus Cantos e ficou encantado quando Mussolini encontrou os poemas “divertidos”; de fato, ele immortalizou o comentário off-hand em Canto 41, escrevendo,

“Ma questo”,
disse o chefe, “é divertente”.
Pegando o ponto antes que os aesthetes tivessem chegado
lá …

Pound também falou de seus estudos chineses e sobre o conceito confucionista de que, para chegar a definições corretas e esclarecer as idéias, é necessário ” colocar a ordem em palavras “. Mussolini realmente não entendeu o que Pound estava dizendo e perguntou: ” Por que você deseja ordenar suas idéias? “, Uma resposta que Pound achou aguda e genial.

Pound foi conquistada pelo Duce e de vez em quando enviou cópias de seus escritos, acompanhadas de propostas de mudanças políticas ou econômicas. Em um livro de 1935, Jefferson e / ou Mussolini , Pound compararam o Duce com Thomas Jefferson e afirmaram:

Não acredito que nenhuma estimativa de Mussolini seja válida, a menos que comece com sua paixão pela construção. Trate-o como ARTIFEX e todos os detalhes se encaixam … A revolução fascista foi PARA a preservação de certas liberdades e cultura …

Em julho de 1935, Pound enviou-lhe uma cópia de Jefferson e / ou Mussolini , juntamente com uma proposta sobre a base de uma nova Liga das Nações. A Secretaria de Mussolini arquivou a proposta com o comentário: “Esta é uma proposta excêntrica, pensada por uma mente nebulosa que não tem qualquer suspeita de realidade. Tendo em mente o carinho que a Pound tem pela Itália e o entusiasmo que o motiva, é suficiente para que ele saiba que sua proposta interessante está sendo estudada … ”

Uma carta de uma libra, que o Duce leu, foi datada de 10 de maio de 1943 e falou sobre as reformas monetárias defendidas por Gesell e Douglas. O Duce perguntou a sua equipe para um briefing sobre o que Pound estava falando, mas nas condições caóticas do período de guerra a questão não foi perseguida. Claramente, os fascistas nunca pensaram em Pound como uma fonte de idéias políticas, mas mais como uma ferramenta de propaganda útil contra seus inimigos.

Embora ele sempre tenha sido excêntrico e não convencional, velhos amigos que o visitaram em Rapallo observaram que, em meados da década de 1930, a personalidade de Pound havia agravado a pata. Ele se tornou intolerante com aqueles que discordavam dele e bastante egoístas, pensando não só na sua poesia, mas também em suas idéias econômicas e políticas mereceram atenção. James Joyce, entre outros, pensou que Pound poderia estar louco; O poeta britânico Robert Fitzgerald, que estava muito familiarizado com os escritos de Pound durante o período, afirmou que Pound “teve o tom de um homem que não estava mais em contato …”. O que parecia ser de grande coragem e a diversão olímpica começou a parecer infantil e fora do ponto. Somente um homem que trabalha isoladamente, sem críticas ou ignorando, não poderia ter percebido a bagunça e a pobreza do argumento “.

Em abril de 1939, Pound, que havia ido para a Inglaterra para o funeral de sua sogra, navegou para Nova York, esperando ir a Washington e falar com o presidente para convencê-lo a se afastar do envolvimento na próxima guerra em Europa. Em Washington, ele não viu o presidente, mas se encontrou apenas com alguns congressistas e senadores que estavam bastante resfriados com suas idéias. Em junho de 1939, ele voltou para a Itália e continuou sua campanha para fazer o que podia para impedir a entrada dos EUA no iminente conflito europeu, argumentando que os financiadores eram responsáveis ??pela próxima guerra e que o conflito beneficiava apenas os banqueiros internacionais.

Poucos meses após a entrada da Itália na Segunda Guerra Mundial (junho de 1940), Pound, por sua própria vontade, começou a escrever scripts para a transmissão de rádio italiana para os Estados Unidos. Funcionários do Ministério da Cultura Popular italiana leram seus roteiros em inglês. A partir de janeiro de 1941, apesar da oposição do SIM (Serviço Italiano de Inteligência Militar), que pensava que Pound poderia ser um espião americano, foi autorizado a gravar seus próprios discursos, que foram transmitidos duas vezes por semana a partir de 21 de janeiro de 1941 para 25 de julho de 1943, dia em que Mussolini foi demitido pelo rei e preso.

Ao todo, a Pound entregou mais de 125 conversas de rádio de 10 a 15 minutos de duração e, dependendo da taxa de câmbio no momento, foi pago o equivalente a US $ 12 a US $ 20 por transmissão. Esta foi a única fonte de renda para ele durante o período em questão, uma vez que os direitos autorais dos Estados Unidos ou da Inglaterra não poderiam ser enviados para ele em tempo de guerra.

Pound formaria e escreveria seus discursos com antecedência e os praticaria em Rapallo antes de Olga na Casa 60. Ele viajaria para Roma cerca de uma vez por mês durante uma semana e gravá-los em discos nos estúdios do Ministério da Cultura Popular (um nome inapropriado , o ministério foi encarregado da propaganda e da censura da imprensa) na Via Veneto 56, a poucos passos de onde a Embaixada dos EUA está agora localizada. Seus scripts abrangeram uma variedade de tópicos: políticos, econômicos, culturais, históricos, e foram intercalados com reminiscências pessoais e referências poéticas. Sua entrega folk e avuncular, usando pausas e imitação de fala, foi efetiva como uma performance, mesmo que o fluxo de assuntos cobertos provavelmente gerasse confusão no ouvinte.

Um de seus biógrafos, Charles Norman, escreve:

Com seu presente para o mimetismo e revelando seu papel de explicador aéreo e filósofo de cracker-barril, Pound deu muitas de suas palestras em acentos seccionais americanos – se Yankee, mais nasal do que qualquer coisa que já ouviu ao norte de Boston, se ocidental , mais “folksy” e tração do que qualquer coisa que já ouviu no oeste do Mississippi, o que pode estar a dizer um ótimo negócio. Mas, em acentos planos da Pensilvânia, ele era vituperativo, com um grau de abuso que parecia incrivel em um homem de sua origem e educação.

Em suas palestras de rádio, Pound geralmente elogiou Mussolini, defendeu o sistema monetário de Crédito Social, e FDR excoriado, Churchill, o Banco da Inglaterra e até compositores que ele não gostou, como Puccini e Beethoven.

As transmissões da libra, que ele apresentou dizendo: ” Europa liga! Ezra Pound falando! “Faziam parte de um programa chamado The American Hour, dirigido pelo cidadão norte-americano Gêngio Nelson Page, nascido em Roma, o descendente de uma prominente família da Virgínia, que contou entre seus membros um almirante da Marinha Confederada, general Robert E. Lee e autor e embaixador para a Itália, Thomas Nelson Page. O pai de Giorgio Page era um executivo do banco em Roma e sua mãe era italiana. A própria página renunciou à cidadania dos EUA em 1933 e tornou-se mais fascista do que os fascistas, sendo o oficial responsável pelos jornalistas da imprensa estrangeira na Itália.

O Ministério da Cultura Popular adorou a confiança de Pound, glib, folksy, garantia positiva que poderia afirmar que a América tinha problemas internos suficientes e deveria ficar fora das brigas da Europa. Mas muitos de seus amigos nos Estados Unidos acharam suas observações de rádio confusas, bombásticas, às vezes muito grosseiras e ocasionalmente desagradáveis. As transmissões de Pound foram quase sempre seguidas pela música clássica. Ironicamente, um dos seus discursos mais venenosos, em 18 de maio de 1942, louvando as teorias raciais de Hitler, foi seguido de música dos Mefistófeles de Arrigo Boito .

Após Pearl Harbor e a declaração de guerra da Itália nos Estados Unidos (11 de dezembro de 1941), a posição legal da Pound mudou drasticamente: ele não era mais um cidadão privado que exercia o direito à liberdade de expressão, mas um americano que vivia em território inimigo, que pode estar dando ajuda e conforto para o inimigo. Ao contrário de outros alienígenas inimigos na Itália, ele não foi expulso ou internado, mas continuou a liderar uma vida de rotina, passando todos os meses três semanas em Rapallo e uma semana em Roma, gravando suas transmissões e conversando com amigos como o compositor Giancarlo Menotti, o filósofo George Santayana, Olivia Rossetti Agresti, filha do jornalista inglês William Rossetti e sobrinha do poeta Dante Gabriele Rossetti e ex-jornalista americana Reynolds Packard.

Uma mudança feita nas transmissões após Pearl Harbor foi uma introdução lida por um locutor de rádio:

O rádio italiano, atuando de acordo com a política fascista de liberdade intelectual e livre expressão de opinião por aqueles que estão qualificados para mantê-lo, seguindo a tradição da hospitalidade italiana, ofereceu ao Dr. Ezra Pound o uso do microfone duas vezes por semana . Entende-se que ele não será solicitado a dizer qualquer coisa que vá contra sua consciência, ou qualquer coisa incompatível com seus deveres como cidadão dos Estados Unidos da América.

Pound pensou que isso o imunizaria contra a acusação criminal em casa, mas não o fez. Ele também afirmou que ele fez várias tentativas de deixar a Itália e retornar para os Estados Unidos, mas que estes foram frustrados pela embaixada dos EUA ou outros; se esses esforços eram genuínos, é difícil de concluir, mas Pound pode ter sido influenciado por ficar detido pelo fato de seus pais idosos, que viviam em Rapallo, não estavam em condições de realizar uma jornada difícil; Se ele fosse embora, eles tinham que ficar para trás. Seu pai, que tinha 83 anos, tinha um quadril quebrado e não tinha deixado sua casa em dois anos, e sua mãe tinha 82 anos.

Embora muito poucos americanos tenham se interessado pelas divagações quinzenais da Pound, o Serviço de Monitoramento de Transmissão Estrangeira dos EUA estava ouvindo, gravando e traduzindo seus discursos, nem sempre com precisão. Em 25 de julho de 1943, um grande júri federal em Washington, DC indiciou Ezra Pound sobre a acusação de traição. A acusação afirmou que Pound “intencionalmente, intencionalmente, deliberadamente, ilegalmente, criminoso, traiçoeiramente e traiçoeiramente, aderiu aos inimigos dos Estados Unidos, a saber, o Reino da Itália”.

Pound soube de sua acusação em dias e, em 4 de agosto de 1943, escreveu uma carta, proclamando a inocência das acusações, ao procurador-geral dos EUA, Francis Biddle:

Eu não falei em relação à guerra … mas em protesto contra um sistema que cria uma guerra após outra … [Eu] não tinha falado com tropas e não sugeri que as tropas se rebelassem ou se rebelassem; a idéia de liberdade de expressão tornou-se uma zombaria se não incluísse o direito de transmitir pelo rádio …

A carta não suscitou uma resposta do procurador-geral.

Enquanto isso, em 25 de julho de 1943, Mussolini caiu do poder e foi preso, e no dia 8 de setembro, a Itália mudou de posição na guerra. Mussolini, que tinha sido libertado pelos comandos de Hitler, criou uma República Social no norte da Itália, a chamada Repubblica di Salo , da pequena cidade nas margens do Lago de Garda, onde o ex-Duce tinha seu escritório.

Pound, que estava em Roma no dia 25 de julho, deixou a cidade com pressa e foi até o Tirol, onde morava sua jovem filha, Mary. Depois de uma curta estadia, ele viajou de volta para Rapallo e ele e Dorothy abandonaram o apartamento da cidade e se mudaram para o amante Olga na Casa 60. Claro, as duas mulheres, sua esposa e seu amante, não se dão bem, mas as restrições da guerra eram tais que não tinham mais escolha do que continuar. Pound, que considerou o comportamento daqueles que derrubaram Mussolini traiçoeiro, logo aderiu à causa do novo governo Mussolini, e ele continuou a transmitir ocasionalmente. Mais importante ainda, ele escreveu roteiros para outros, artigos de jornal e panfletos de propaganda, recebendo cerca de 8 mil liras por mês. Um desses panfletos, publicado em italiano em 24 de março de 1944, foi intituladoOs Estados Unidos, Roosevelt e as Causas da Guerra do Presente . Ele estava em correspondência frequente com o ministro da Cultura Popular, Fernando Mezzasomma, a quem ele não só ajudou com conselhos sobre propaganda, mas também incomodou a reimprimir livros que ele amava, incluindo suas próprias traduções de textos filosóficos chineses.

De volta aos Estados Unidos, em 24 de janeiro de 1945, Biddle escreveu ao Secretário de Guerra Henry L. Stimson que os Estados Unidos ainda estavam interessados ??em apreender Pound e interrogá-lo em vista da acusação do Grande Júri. Em 9 de fevereiro, Stimson enviou uma cópia da carta ao General Jacob L. Devers, então comandante geral no North African Theatre of Operations. Devers distribuiu a informação para seus comandos subordinados e informou Washington de que ele havia feito isso, mas neste momento, enquanto os Aliados avançavam com força na Itália do Centro-Norte, lutando contra os alemães recuando lentamente a cada passo, a apreensão de Pound não era muito alta prioridade para o Exército dos EUA.

Em abril, as tropas americanas aterraram na Riviera italiana e, no final do mês, controlaram Rapallo. Em 28 de abril, Mussolini, sua amante, Clara Petacci, e alguns de seus fiéis, incluindo o amigo ministro da Pound, Mezzasomma, foram assassinados por partidários, e no dia 2 de maio, o comando alemão na Itália concordou em se render. Pound foi enxergar o terrível fim de Mussolini mais tarde em Canto 74:

A enorme tragédia do sonho nos ombros curvados do camponês …
Assim, Ben e a Clara a Milano
pelos calcanhares em Milão

Pound sabia que ele também deveria se render e, na manhã do dia 2 de maio, ele fez a caminhada da Casa 60 para o destacamento do Exército dos EUA em Rapallo, tentando se entregar. No comando, ninguém sabia ou se importou com quem ele era; ele então se virou e saiu, retornando a colina até a Casa 60.

Na manhã seguinte, enquanto Olga estava procurando por comida e Dorothy estava visitando sua sogra, partidários, que acreditavam que havia uma recompensa por capturar Pound, invadiram a Casa 60 e levaram o poeta para Zoagli, um local nas proximidades cidade onde havia um cargo de comando partidário. Quando um dos seus oficiais informou aos captores que não havia recompensa por Pound, ele foi libertado, mas trouxe com Olga, que se juntou a ele, ao comando americano na cidade vizinha de Lavagna. Pound foi reconhecido quando ele disse: “Olá, eu sou Ezra Pound, acredito que você está me procurando”, e desta vez ele foi mantido e transportado para o escritório do US Counter Intelligence Corps em Gênova. Ali, o agente do FBI, Frank L. Amprin, que havia sido detalhado pelo diretor do FBI, J. Edgar Hoover, para coletar provas para o eventual julgamento de traição da Pound, interrogou-o. Olga, contra quem não houve acusações, foi lançado e foi acompanhado de volta à Casa 60 em Rapallo. Em 5 de maio, Pound pediu permissão para enviar um cabo ao presidente Harry S. Truman para oferecer seus conselhos e ajuda na negociação da paz com o Japão. É claro que o pedido foi negado.

Em 8 de maio, ele contou a um repórter do Philadelphia Record que conseguiu alcançá-lo no complexo militar que Hitler tinha sido “uma Jeanne d’Arc, um santo”, e que Mussolini tinha sido um “personagem imperfeito que perdeu a cabeça “Ele também deu a Amprin uma declaração assinada de seis páginas sobre suas atividades de transmissão durante a guerra.

Em 24 de maio, Pound foi transferido por jeep de Gênova para a Facilidade de Treinamento Disciplinar em Metato, algemado durante toda a viagem a um assassino. Em 16 de novembro de 1945, ele foi transferido para Roma e colocou um avião de volta aos Estados Unidos para ser julgado.

Em 26 de julho de 1943, Pound foi indiciado por acusação de traição junto com outros sete cidadãos dos EUA, que haviam transmitido da Alemanha durante a guerra. Aliás, dos outros sete, apenas três foram julgados, condenados e atendidos na prisão. Uma vez que as atividades de Pound de julho de 1943 a maio de 1945 também foram consideradas traidoras e as acusações antigas não se encaixavam perfeitamente em suas atividades italianas, em 26 de novembro de 1945, o Departamento de Justiça trouxe 19 novas acusações de traição e crimes associados. O DOJ pensou que as acusações novas e detalhadas fariam com que a acusação fosse mais provável de ter sucesso.

Em 27 de novembro, Pound foi acusado, mas o processo foi encerrado, enquanto quatro psiquiatras examinaram o réu e aconselharam os juízes Bolitha James Laws sobre a aptidão médica da Pound para julgamento. O relatório de quatro psiquiatras descobriu que a Pound não era apta para o julgamento, e o juiz adiou o processo, remando Pound para St. Elizabeths Hospital for the Insane.

Condenar uma pessoa de traição sob a lei dos EUA é uma tarefa extremamente difícil. A traição é o único crime definido na Constituição dos EUA. A seção 3 do artigo III estabelece:

A traição contra os Estados Unidos deve consistir apenas em levantar a Guerra contra eles, ou em aderir aos seus inimigos, dando-lhes ajuda e conforto. Ninguém deve ser condenado por Traição, a não ser que seja apresentado o testemunho de duas testemunhas sobre o mesmo ato declarado, ou sobre a confissão em tribunal aberto … O Congresso terá poder para declarar o castigo da traição, mas nenhum arquero da traição deve funcionar Corrupção de sangue, ou Confiscação, exceto durante a Vida da Pessoa Atestada

Os Fundadores propuseram, com propósito, muito difícil condenar alguém de traição para garantir que o governo não se encolheu e atropelar as liberdades dos cidadãos e, através do medo de acusação e acusação, restringir a liberdade de expressão. Essas restrições deram ao advogado Julien Cornell, que defendeu Pound, várias opções para basear sua defesa. Ele poderia afirmar que, como um genio poético, a Pound pode não estar vinculada por leis comuns, uma reivindicação que praticamente ninguém aceitaria; ele poderia afirmar que as idéias que Pound abraçava em seus discursos de rádio tinham sido as corretas e que os verdadeiros traidores eram os mais altos funcionários dos EUA, que haviam saqueado para os banqueiros e processado a guerra – também um argumento susceptível de falhar. Ele tinha uma chance melhor se ele estivesse preso ao argumento que Pound havia feito ao procurador-geral em 1943: que, ao falar publicamente, ele só exerceu seus direitos constitucionais de Primeira Emenda. Isso poderia ter sido tecnicamente correto, mas tanto seu advogado quanto seus amigos não queriam ter a chance de um júri patriótico, no clima dos tempos, ainda o achar culpado e condená-lo a uma longa prisão ou à morte. Assim, foi tomada a decisão de que a insanidade clínica e a incapacidade de entender os procedimentos do julgamento seriam a melhor defesa da Pound.

Ernest Hemingway opinou, talvez para tornar o caso da insanidade mais crível, que a Libra “deveria ir para a lixeira, que ele classifica e você pode escolher as peças em seus cantos em que ele começa a avaliá-lo … Ele merece punição e desgraça, mas o que ele realmente merece é um ridículo “.

O poeta e bibliotecário do Congresso Archibald MacLeish, nenhum dos melhores amigos de Pound, acrescentou: “É bem claro que o pobre Ezra é bastante, muito gentil … a traição é um pouco séria e digna de um crime para um homem que fez tal incrível burro de si mesmo, e realizou tão pouco no processo “.

O conselheiro de defesa Cornell, que conheceu pela primeira vez Pound em 20 de novembro, teve um tempo fácil com sua defesa de insanidade. Os quatro psiquiatras voltaram para o juiz com um relatório unânime chamado Libra delirante. O promotor, Isaiah Matlack, se mudou para uma “audiência pública” antes de um júri. A audiência foi realizada em 13 de fevereiro de 1946, e o júri ouviu falar do Dr. Winfred Overholser, uma autoridade psiquiátrica, que resumiu:

[Pound] mostra uma grandiosidade notável … acredita que ele foi designado para salvar a Constituição dos Estados Unidos para o povo dos Estados Unidos … tem a sensação de que ele tem a chave para a paz do mundo através dos escritos de Confúcio … acredita que, consigo mesmo, como líder, um grupo de intelectuais poderia trabalhar para a ordem mundial … mentalmente incapaz de aconselhar adequadamente conselhos ou participar de forma razoável e inteligente em sua própria defesa. Ele é, em outras palavras, insano.

Depois de ouvir esta e avaliações semelhantes de outros psiquiatras, o júri levou todos os três minutos para chegar à conclusão de que Pound era de fato “uma mente inflexível”.

O julgamento foi então adiado e o juiz ordenou a Pound confinado ao Hospital Federal de St. Elizabeth para o Insane em Washington. Pound havia escapado de um julgamento imediato e uma penalidade potencialmente áspera. A questão de sua culpa ou inocência, no entanto, não havia sido resolvida, e ele poderia ser tentado novamente se as autoridades médicas competentes concluírem que ele havia recuperado suas faculdades completas.

Evidentemente, tem havido especulações desde que a Libra estava simulando – que, embora ele tenha sido excêntrico, bizarro, desagradável e auto-importante, ele não era psicótico. O governo também teve problemas em provar que a conduta de Pound passou no colecionismo constitucional de traição, já que ele estava longe de ser um Benedict Arnold. A acusação não teve as duas testemunhas obrigadas a condenar por acusações de traição, apesar de Pound ter admitido que ele havia feito as transmissões, e os documentos apreendidos na casa de Pound em Rapallo foram levados sem qualquer mandado de busca, fato que um juiz espinhoso poderia julgá-los inadmissíveis no tribunal.

Ezra Pound permaneceu em St. Elisabeth desde o início de 1946 até o seu lançamento em 18 de abril de 1958.

No começo, ele estava alojado em um edifício antigo e degradado, Howard Hall, que ele chamava alternativamente de “bughouse” ou “hellhole”. Howard Hall não tinha janelas, uma porta de aço grosso e pisões através dos quais os psiquiatras observavam os presos. Mesmo neste ambiente, a Pound se deu bem tanto com colegas como com a equipe. Ele brincou com fama: “Eu posso me dar bem com pessoas loucas; são apenas os tolos que eu não consigo suportar. “Em junho de 1946, Dorothy, como sua esposa, foi nomeada sua guarda legal. Os visitantes foram permitidos, mas apenas por 15 minutos de cada vez.

Em janeiro de 1947, e outras vezes, o advogado de defesa Julian Cornell apresentou uma petição de Habeas Corpus e solicitou a fiança, mas todos foram negados. Dr. Winfred Overholser, o superintendente do hospital, depois mudou Pound para Chestnut Hall. Pound ficou aqui durante os seguintes 12 anos.

Agora Pound tinha seu próprio quarto, sem preocupações de dinheiro pressionando e tempo ilimitado para escrever e exercitar. Em St. Elizabeth’s, ele traduziu trezentos poemas chineses e obras de Confúcio, duas peças de Sófocles, contribuíram artigos para mais de 20 publicações diferentes e escreveram vinte e cinco cantos adicionais para o seu magnum opus . Ele também carregou uma correspondência muito ativa com um amplo círculo de pessoas, e recebeu um fluxo constante de visitantes, às vezes jovens em grupos de quinze. Alguns eram figuras distintas, como Robert Lowell, o historiador de arte Kenneth Clark, TS Eliot, Marianne Moore, Charles Olson e William Carlos Williams.

Não obstante os correspondentes de alto perfil, o público em geral começou a se esquecer dele. Mas Pound teve a habilidade de estar no centro da controvérsia. No final de 1945, no início de 1946, Random House, que estava planejando uma antologia de poesia americana, decidiu excluir quaisquer peças escritas por Ezra Pound com base em que ele era um fascista – e, com tristeza, que seu trabalho não era suficientemente bom. O Certifício Bennett da Random House acreditava firmemente que, no caso de Pound, o patriotismo superava a poesia. A questão enfureceu os partidários de ambos os lados do debate e levantou questões sobre o significado do americanismo, patriotismo, censura e democracia. Eventualmente, Random House decidiu incluir alguns dos poemas de Pound.

Em 1948-49, Pound, sem culpa sua, estava envolvido em uma controvérsia ainda mais séria. Os poemas que ele escreveu enquanto estavam sob custódia em Pisa, Cantos 74-84, estavam sendo publicados, e em junho desse ano alguns de seus amigos, incluindo TS Eliot, Allen Tate, Conrad Aiken, Katherine Anne Porter e Theodore Spencer propuseram que Pound será premiado com um novo prêmio nacional de poesia, o Prêmio Bollingen, que levou $ 1.000 de prêmios e foi premiado pela Biblioteca do Congresso. Um jurado de quinze Companheiros das Letras americanas da Biblioteca do Congresso, a maioria dos quais amigos de Pound, escolheria o vencedor. Dos quinze votos, Pound obteve dez; seu amigo William Carlos Williams recebeu dois, e um membro votou por um terceiro poeta, recentemente falecido.

Apenas um votou contra dar Pound o prêmio: a poeta Katherine Garrison Chapin, que também era a esposa do Procurador-Geral que havia cobrado Pound com traição em 1943; o poeta Karl Shapiro, que não votaria em Pound por causa do último anti-semitismo, absteve-se.

Quando Pound soube que ele havia sido escolhido para o prêmio de 1949, sua reação foi: “Nenhum comentário da casa-mor”.

O prêmio de um grande prêmio a um traidor acusado, que alegadamente estava mentalmente desequilibrado, criou uma sensação literária e política. O poeta e Harvard, o professor Robert Hillyer, então presidente da Poetry Society of America, atacaram o comitê de seleção e Pound em artigos em The Saturday Review of Literature, dizendo que “ele nunca viu nada para admirar na Libra, nem uma linha”, e acusando que o prêmio de Pound fazia parte de uma trama destinada a minar a literatura americana tradicional. Claro, o caso também apresentou uma oportunidade pronta para Hillyer para atacar a poesia dos modernistas, como TS Eliot e WH Auden, que eram seus rivais. Os artigos de Hillyer ressoaram e em muitos lugares os gritos surgiram em apoio dos “clássicos ingleses” e “Salve as nossas faculdades de ler TS Eliot!”

O poeta, o romancista e o crítico literário Malcolm Cowley trouxe uma perspectiva racional para o assunto. Ele concluiu que os bolsistas da Biblioteca do Congresso concederam a Pound o prêmio apenas por motivos literários e que “eles sentiram que muitos autores de segunda categoria receberam prêmios para expressar as opiniões certas”. Ainda assim, Cowley sentiu que os Pisan Cantos da Pound não eram ” a maior conquista da poesia americana “em 1948, e que colocar o foco no poeta foi contraproducente. Ele acrescentou: “Depois de ser preso por seus próprios compatriotas, ele foi enviado para um hospital mental sem ter a dignidade de um público … foi a retribuição perfeita, uma punição estragada por um crime sujo”.

Não há como negar, no entanto, que algumas das poesias de Pound em The Pisan Cantos são magistral e soberba, como esse trecho de Cantos 81, cujo poder elegante não é prejudicado pela controvérsia:

O que você ama bem permanece,
o resto é
escorrido. O que você quer ser bom, não se aflige de ti.
O que amas é a tua verdadeira herança … Tira
a tua vaidade, não é homem,
fazei coragem ou faz ordem, ou Fez graça,
tira a tua vaidade, digo puxar para baixo.
Aprenda do mundo verde, o que pode ser o seu lugar …
Retire a sua vaidade
Como é malvado o seu odeio Fostered
na falsidade,
Retire a sua vaidade,
Rathe para destruir, niggard na caridade,
Puxe a sua vaidade, eu digo puxar para baixo …

Isso soa uma nota de arrependimento e arrependimento pela parte da Libra? Alguns o interpretaram desta forma, mas outros acreditam que o poeta não estava falando de si mesmo, mas estava dirigindo suas linhas para seu captor, o governo dos EUA e seu exército, furioso contra a ilicitude de seu tratamento desumano.

O furor sobre o prêmio se espalhou no mundo político e o senador Jacob Javits de Nova York pediu uma investigação sobre como Pound havia sido selecionado para o prêmio. O Comitê Conjunto do Congresso sobre a Biblioteca do Congresso então considerou a questão, e com sua recomendação, o Congresso aprovou uma resolução que a Biblioteca do Congresso deveria parar de dar prêmios ou prêmios. A Biblioteca da Universidade de Yale assumiu a tarefa da Biblioteca do Congresso e premiou o Prêmio Bollingen desde 1950.

Pound voltou às notícias depois de 1954 e a decisão do Tribunal Supremo de Brown vs. Board of Education of Topeka , que derrubou as leis estaduais “separadas mas iguais” na educação. Esta decisão e as tentativas do Congresso de aprovar leis de direitos civis criaram uma onda de oposição branca no Sul, um ressurgimento do Ku Klux Klan, tumultos e atos de violência, incluindo assassinatos contra negros e instituições negras. Um dos assassinados tinha 14 anos de idade, Emmett Till, morto por ousar falar com uma mulher branca. Aliás, Emmett Till era o filho de Louis Till, que, como Pound, foi preso em uma das “gaiolas” de Pisa e foi executado pendurado pelo Exército dos EUA depois de ter sido condenado por estupro e assassinato. Pound menciona-o no Canto 74 dos Pisan Cantos:

… Até mais tarde foi preso
por homicídio e estupro com enfeites …

Os repórteres descobriram informações de que alguns dos racistas brancos mais abertos envolvidos na resistência à lei da terra no Tennessee eram seguidores de Pound, depois de visitá-lo em St. Elizabeth, corresponderam a ele e foram encorajados por seus conselhos. Uma das principais figuras desta resistência à integração escolar e um discípulo da Libra foi Frederick John Kasper, um belo alto-falante, cujo modo de vestimenta e vestimenta desmentia o fato de que ele era de Nova Jersey. Kasper, como Pound, era um anti-semita. Apesar de ter sido amigável com os negros, tornou-se um rabioso racista, jurando, “proteger e defender a pureza da raça branca”. Eventualmente, Kasper acabou na prisão federal, marchando para a prisão com uma cópia de Mein Kampf de Hitler sob o braço dele.

A associação desagradável de Pound com extremistas não ajudou aqueles que desejavam garantir sua libertação. Não que o poeta estivesse ansioso para deixar o casulo de St. Elisabeth’s. Pound e sua esposa, Dorothy, desencorajaram Julien Cornell de atrair sua detenção, e quando aqueles que queriam ajudá-lo a falar de uma eventual libertação, Pound mudou de assunto. TS Eliot, um dos que desejavam ajudar a libertar-lhe contou a Mary Pound: “Seu pai não quer aceitar a liberdade em termos que sejam possíveis”.

Outro problema na obtenção da libertação da Libra foi o fato de que o Dr. Overholser era obrigado a informar o Departamento de Justiça em um relatório anual da condição mental de Pound. Era uma situação de Catch-22: se o médico concluiu que Pound havia recuperado sua sanidade, ele seria tentado por traição; se ele certificasse que Pound ainda estava mentalmente doente, ele não poderia ser libertado da instituição. A situação limitava-se ao ridículo, uma vez que muitos dos que haviam sido acusados ??de traição e tentado, e muitos criminosos nazistas, já estavam livres.

Em 1957, quando Pound estava relativamente fora do centro das atenções, Archibald MacLeish e Robert Frost convenceram silenciosamente os funcionários do governo de Eisenhower de que a questão deveria ser resolvida, particularmente porque a Pound tinha 72 anos e estava sendo considerada como um Prêmio Nobel.

Dr. Overholser encontrou uma solução aceitável para todos. Ele disse em uma declaração jurada que Pound estava incuravelmente insana, mas não era perigoso, e que não podia prever quando ele seria suficientemente bom e poderia ser levado a julgamento. Mantê-lo detido, portanto, não serviu de nada, enquanto custou muito aos contribuintes. O governo não levantou nenhuma objeção à proposta do juiz Bolitha J. Law de soltar os cargos de traição e, em 18 de abril de 1958, o Tribunal assim ordenou.

Pound era agora um homem livre, mas legalmente incompetente para dirigir seus próprios assuntos desde que ele havia sido declarado incuravelmente mentalmente doente. Ele não deixou St. Elizabeth imediatamente, já que ele já havia sido agendado para algum tratamento odontológico gratuito e queria obtê-lo. Assim, ele não foi demitido até 7 de maio de 1958, e seu arquivo foi fechado com a notação: “Condição após a alta: não melhorada”.

Pound e sua esposa não deixaram os Estados Unidos de uma vez, como era entendido. Eles se demoraram, visitaram amigos comuns e passaram algum tempo em Wyncote, Pensilvânia, a pequena cidade onde Pound tinha vivido como uma criança. Foi apenas em 30 de junho de 1958, Dorothy, Ezra, e uma jovem chamada Marcella Spann embarcou em Nova York no navio da linha italiana Cristoforo Colombo , para Nápoles.

Quando o navio atracou em Nápoles, o fotógrafo e os jornalistas o esperavam. Ele os regalou com uma rápida saudação fascista e contou a uma jornalista inquisitiva que queria saber quando ele havia deixado o hospital: “Eu nunca fui. Quando saí do hospital, eu ainda estava na América, e toda a América é um asilo insano “.

Marcella Joyce Spann saudou do Texas e foi para a escola lá. Introduzido por um de seus professores universitários para a poesia de Pound, ela escreveu a Pound em St. Elizabeth e solicitou uma reunião com o poeta. Pound concordou, e ela o visitou, continuando o relacionamento por correspondência. Em 1957, Spann mudou-se para Washington e trabalhou como instrutor de inglês no Marjorie Webster Junior College (fechado em 1974). A proximidade permitiu-lhe visitar Pound regularmente, e o poeta foi livre com conselhos sobre ensino e seleção de cursos. Quando Pound foi libertado em maio de 1958, ela deixou seu trabalho e o acompanhou de volta para a Itália como sua secretária. Pound pode ter estado apaixonado por ela, e alegou-se que ele propôs o casamento, mesmo que Dorothy ainda fosse sua esposa e seu lado.

Pound agora tinha três mulheres: Olga Rudge, sua esposa Dorothy e Marcella Spann. Enquanto ele estava nos Estados Unidos, ele tinha desencorajado Olga de visitá-lo e, na verdade, ela só tinha sido vê-lo em St. Elizabeth duas vezes, em 1952 e em 1955. De 1955 a 1959, seu relacionamento se deteriorou a tal um ponto que eles corresponderam apenas com pouca frequência. Olga ainda morava na Casa 60 em Rapallo e no “Ninho Escondido” em Veneza.

Uma vez que Pound e as duas mulheres, Dorothy e Marcella, estavam em Nápoles, viajaram para o norte e se estabeleceram no Castelo Brunnenburg, perto de Merano e a fronteira entre a Itália e a Áustria, como convidados da filha de Pound, de Olga Rudge. Em 1946, a filha de Pound, Mary, casou-se com Boris de Rachewicz, um egiptólogo russo-italiano. Em 1955, eles compraram o castelo degradado do século 13, o remodelaram e o transformaram em sua residência.

Pound the womanizer estava agora à mercê de quatro mulheres: sua filha Mary, sua neta Patrizia, sua esposa Dorothy e sua namorada Marcella. Os quatro não se entendiam, e Dorothy, que tinha o controle financeiro dos negócios da libra, geralmente tinha a vantagem. Pound comentou sobre a situação insatisfatória em Canto 113:

Orgulho, ciúmes e possessividade
3 dores do inferno.

Em dezembro de 1959, Dorothy tinha certeza de que Marcella voltou aos Estados Unidos e Pound, que tinha caído em um funk emocional, começou a perder o interesse pela poesia e pensou que o trabalho de sua vida tinha sido inútil. Quando ele começou a perder peso anormalmente, pensou-se que ele tinha demência – no verão de 1960 ele foi hospitalizado em uma clínica perto de Bolzano. Ele melhorou alguns, mas sua saúde estava escorregando, e na primavera de 1961 ele ficou doente com uma infecção urinária. Em 1962, Dorothy, talvez sentindo que não podia cuidar dele – ou talvez simplesmente cansada dele – decidiu deixá-lo. Quando Pound deixou Merano para se juntar a Olga Rudge em Rapallo, ela também saiu de Brunnenburg e foi morar com seu filho, Omar, em Londres.

De 1962 a sua morte em 1972, Pound ficou com Olga, muitas vezes passando os invernos em Rapallo e os verões em Veneza. Seu humor permaneceu pessimista, e ele começou a acreditar que sua vida tinha sido uma série de erros. Ele disse a uma jornalista italiana, Grazia Levi, “Eu estragi tudo o que toco. Eu sempre briguei. … Toda a minha vida eu acreditava que não sabia nada, sim, não sabia nada. E, assim, as palavras ficaram desprovidas de significado. “Em outubro de 1967, ele disse a Allen Ginsberg em Rapallo que sua poesia era” Uma bagunça … minha escrita, estupidez e ignorância até o final “, e disse-lhe mais tarde em Veneza:” … encontrei Depois de setenta anos que eu não era um lunático, mas um idiota … Eu deveria ter sido capaz de fazer melhor … ”

Seu humor deprimido estava em evidência mesmo nas notas para o último canto que ele estava escrevendo:

Que perdi meu centro
lutando contra o mundo.
Os sonhos chocam
e são quebrados –
que tentei fazer um paradiso
terrestre …

Em Veneza, Pound e Olga tiveram que lidar com miríades de visitantes, todos os quais queriam ver e falar com o antigo e excêntrico poeta. Durante os últimos anos de sua vida, ele parou de falar, exceto para intimar quando estritamente necessário, e suas salsas ocasionais com palavras faladas haviam assumido um tom oráculo. Quando em uma entrevista rara foi perguntado por que ele falou tão pouco, ele respondeu: “Não entrei em silêncio, o silêncio me capturou”.

Olga Rudge salvou ferozmente a privacidade de Pound e despachou os visitantes indesejados pedindo que recitassem uma linha de poesia da Libra … e aqueles que não podiam ser informados para sair. Um visitante, que esperava um tratamento semelhante, ficou surpreso quando o próprio Ezra abriu a porta, vestindo um roupão de banho e chinelos. Quando ele falou: “Como você está, Sr. Pound?” Pound olhou-o atentamente, respondeu: “Senile!” E saiu.

Ocasionalmente, Pound viajou. Em 1962, ele foi a Roma para participar de um desfile de neo-fascistas, vestindo seus uniformes pretos e marchando no passo de ganso fascista, o pseudo Passo Romano , o passo romano. Outra vez, em Paris, ele participou de uma apresentação do jogo final de Samuel Beckett . Comentando o velho da peça, que vive em um ash, de onde sua cabeça emerge de vez em quando para dar uma pequena comida e chorar, ele disse: “Esse sou eu”.

Em 1965, apesar da sua falta de saúde, viajou para Londres para o funeral de Eliot e para Nova York em 1967 para participar da abertura de uma exposição que mostra a cópia original de The Waste Land, que ele havia corrigido para Eliot. Ele também visitou sua alma mater, onde recebeu uma recepção tumultuada. No final de 1972, ele foi nomeado pelo Hamilton College para receber a Medalha Emerson-Thoreau da Academia Americana de Artes e Ciências, mas as antigas controvérsias sobre seus pontos de vista sobre fascismo e anti-semitismo ressuscitaram e a proposta foi derrotada 13 a 9 votos.

No seu aniversário de 87 anos, 30 de setembro de 1972, Pound estava doente e muito fraca, mas quando a ambulância de gôndola chegou para levá-lo ao hospital de Veneza, ele desceu as escadas para encontrá-lo. Ele morreu de sono no dia seguinte, Olga segurando a mão.

Seu funeral era um caso sedoso, com apenas parentes próximos presentes, exceto pela esposa Dorothy, que não conseguiu viajar de Londres a Veneza. Quatro gondolianos vestidos de preto remaram o caixão para a ilha Cemitério de San Michele, onde foi enterrado na Secção Protestante, perto de onde o poeta lançado nobel de 1987, Joseph Brodsky, está enterrado e não muito longe da seção grego-ortodoxa, onde o compositor Igor Stravinsky e o balé O empresário Sergei Diaghilev também descansa.

Dorothy Shakespear Pound morreu em Londres em 1973, mas Olga Rudge morou em sua casa em Veneza nos próximos 24 anos após a morte de Pound, falecendo em 1996 aos 101 anos de idade. Ela herdou a maioria dos papéis, correspondências e livros da Libra, e tornou-se um defensor activo de sua reputação literária e pessoal, participando da vida social e cultural da cidade de lagune. Ela indicou várias vezes que era sua intenção estabelecer uma base para abrigar os artefatos e os papéis de Pound, mas ela nunca chegou a falar. Em 1986, quando tinha 91 anos e, aparentemente, se esqueciam, alguns de seus supostos amigos parecem ter aproveitado dela criando uma Fundação Pound em que Olga dizia pouco e transferia para a fundação a casa em Veneza e todos os papéis da libra. por US $ 7.000.

As arpias desta mitologia, em alguns pontos de vista dos observadores, eram Jane Turner Rylands e seu marido, Philip Rylands, diretor da Coleção Peggy Guggenheim em Veneza.
Jane tinha feito amizade com Olga Rudge, ganhou sua confiança e a ajudou de inúmeras maneiras em sua vida diária. A filha de Olga, Mary de Rachewiltz, que morava a mais de três horas de carro no Tirol, ficou aliviada de que Rylands assiduamente cuidasse de sua mãe.

Jane Rylands afirmou que em meados da década de oitenta, Rudge pediu-lhe ajuda para estabelecer a Fundação Ezra Pound como uma instituição isenta de impostos para promover estudos e estudo do trabalho da Pound. Jane, com utilidade, recrutou um advogado de Cleveland, Ohio, e a fundação foi legalmente estabelecida em 1986. Ele tinha três conselheiros / oficiais: Rudge como presidente, Jane Rylands como vice-presidente e advogado como secretário. Alegadamente, os votos de dois oficiais poderiam prevalecer sobre o terceiro. Rudge vendeu a fundação dos arquivos de Pound e da casa de Veneza por cerca de US $ 7.000.

Quando Mary descobriu o que sua mãe tinha feito, e Olga percebeu a plena importância de suas ações, ela tentou dissolver a Fundação e retirar a casa e os papéis. Ela foi informada de que, de acordo com as leis de Ohio, exigia um voto maioritário de dois conselheiros para dissolver a fundação e que, ao cumprir isso, ela não recuperaria o controle da casa ou dos papéis, que só poderiam ser transferidos para outro isento de impostos instituição.

Ambos os lados contrataram advogados e se prepararam para lutar contra os tribunais. Enquanto isso, a Fundação Guggenheim, os curadores de Nova York se aproximaram delicadamente do assunto. Como Philip Rylands era seu empregado, eles estavam preocupados com o fato de que, sobre a publicidade adversa e o pensamento inadequado, que, em vista do anti-semitismo de Pound, Jane Ryland estava envolvida com a Fundação Pound. Philip Rylands recebeu uma escolha: quer continuar seu relacionamento com a Coleção Guggenheim ou permitir o relacionamento de Jane com a Fundação Pound e perder sua posição de diretor.

Uma solução para a controvérsia foi encontrada quando a Universidade de Yale decidiu comprar os arquivos da Fundação Pound e pagar os dois reclamantes. Os montantes recebidos pelos requerentes foram mantidos em sigilo e os documentos relativos à Fundação Ezra Pound e à operação de venda foram selados até 2016. A Fundação foi dissolvida logo após a conclusão da venda.

Provavelmente, essa foi a melhor solução nas circunstâncias. A Biblioteca de Livros e Manuscritos de Beinecke da Universidade de Yale já havia recebido em 1966 quinze caixas dos papéis da Libra de Mary de Rachewiltz e poderia convidar um especialista competente da libra, Donald Gallup, para obter conselhos sobre a montagem e análise de documentos da Libra. Gallup, então aposentado, passou mais de 30 anos como curador na Coleção Yale de Literatura Americana e, de acordo com seu sucessor, foi “o principal bibliógrafo de Eliot e Ezra Pound, especializado em encontrar as primeiras aparências de seu trabalho e documentar suas criatividade … ”

Se os processos judiciais tivessem sido autorizados a prosseguir, seu resultado teria sido imprevisível. Na verdade, Pound havia feito uma vontade em 1940, deixando tudo para sua filha Mary, mas a vontade não havia sido registrada nos tribunais da Itália e, portanto, era tecnicamente inválida. Mais tarde, quando ele estava em St. Elizabeth, ele não era legalmente competente e não podia fazer um testamento, pois sua esposa Dorothy, seu tutor legal, não o contorcia. Dorothy e seu filho, Omar Pound, também contrataram advogados, contestaram a vontade de 1940 e estabeleceram-se dividindo a propriedade de Pound sobre a qual Maria tinha controle. Assim, outros litígios com Jane Rylands teriam sido longos e complicados.

Uma coisa que Rudge conseguiu recuperar da bagunça era o “Ninho Escondido”, e ela continuou a viver até que a enfermidade a forçasse a se juntar a sua filha no Castelo Brunnenburg, onde morreu em 15 de março de 1996. Ela foi enterrada em St. Michele ao lado de seu amado Ezra. Em sua lápide simples, foram esboçados versos do poema “Night Litany”, escrito por Pound na virada do século:

Ó Deus, que grande bondade fizemos nos tempos passados ??e nos esquecemos, para
que nos dê essa maravilha, ó Deus das águas? “

Pound em 1966 também escreveu um poema, destinado a ser as linhas de encerramento do Canto final, louvando a coragem, a lealdade e o cuidado de Olga:

Para que os atos de beleza de
Olga sejam lembrados. Seu nome era coragem e foi escrito Olga.

Mary de Rachewiltz ainda vive no seu castelo no Tirol, dirigindo o Ezra Pound Center for Literature. Seu filho, o Dr. Sigifredo Walter de Rachewiltz, a ajuda. Ambos, e a filha de Maria, Patrizia de Rachewiltz de Vroom, são poetas por direito próprio. Omar Shakespear Pound, filho de Dorothy, professor e escritor, morreu em Nova Jersey em março de 2010.

Os temores de Pound de que sua vida tinha sido uma longa série de erros o seguiram até o túmulo, e, se seus executores tiverem dúvidas sobre o assunto, eles os cobrem em discreto silêncio. Os próprios versos ganharam caminho até a imortalidade.

 

Luciano Mangiafico é um diplomata aposentado dos Estados Unidos trabalhando em um livro sobre visitantes ilustres para a Itália.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *