Hurricane Irma smashes into mainland Florida

O furacão Irma atingiu a segunda vez na Flórida como uma tempestade de categoria 2, pummeling o estado de costa a costa. A tempestade provocou inundações em Miami e deixou milhões sem poder.

Resultado de imagem para Hurricane Irma smashes into mainland Florida

A força total do furacão Irma bate na Flórida

O furacão mortal atingiu Marco Island às 3:35 da hora local (19:35 UTC) no domingo com ventos com rajadas a 130 milhas (209 quilômetros) por hora, de acordo com o National Hurricane Center.

Pouco depois, o poderoso olho de Irma passou por Marco Island, os meteorologistas derrubaram a tempestade em um furacão da categoria 2 enquanto passava pela cidade de Nápoles. Os meteorologistas também disseram que as ondas de tempestade “fatais” são esperadas depois que o olho passa.

View image on TwitterView image on Twitter

 will bring life-threatening wind and storm surge to the FL Keys and much of central and western FL tonight and Monday

 Os níveis de água em Nápoles subiram 7 pés (2,1 metros) em menos de duas horas, enquanto o olho da tempestade continuava movido para o norte. Espera-se que atinja as cidades fortemente povoadas de Tampa e St. Petersburg no início da manhã de segunda-feira.

O Centro Nacional de Furacões disse que, embora Irma esteja enfraquecendo, a tempestade “deverá continuar sendo um furacão pelo menos até segunda-feira de manhã” à medida que se desloca pela costa oeste da Flórida. Irma continuará sendo um furacão, enquanto empurra para o interior do norte da Flórida e sudoeste da Geórgia até a tarde de segunda-feira, disseram meteorologistas.

Os ventos poderosos do furacão Irma também criaram avisos de tornado em todo o estado, inclusive no condado Brevard da Flórida, que é o lar do Cabo Canaveral da NASA.

A tempestade levou a interrupções de energia em todo o estado, com a Florida Power & Light informando que mais de 3,1 milhões de casas e empresas estão sem energia. Cerca de 1 milhão desses clientes estão localizados no condado de Miami-Dade. Existem cerca de 7 milhões de clientes residenciais no estado

 

Infografik Karte Florida Hurricane Irma ENG (DW)

Inundações em Miami

Irma ameaça trazer surtos perigosos de até 15 pés (4,5 metros) em algumas áreas do estado.

Imagens de Miami mostram que porções da cidade estão sob a água com relatórios de vários guindastes de torre que desabaram em edifícios que estavam em construção.

A água subiu a uma calçada pelo rio Miami enquanto o furacão Irma chega no sul da Flórida (Reuters / C Barria)Imagens da cidade de Miami mostram porções da cidade debaixo d’água

Foram aplicados toques de ouvido em Miami, Tampa, Fort Lauderdale e outras cidades do sul da Flórida, com algumas prisões notificadas para aqueles que quebraram o toque de recolher.

No início do domingo, a tempestade atingiu o Lower Florida Keys, onde uma tempestade de mais de 10 pés foi gravada. O estado emitiu uma ordem de evacuação obrigatória para mais de 6 milhões de pessoas no sul e no oeste da Flórida, tornando-se uma das maiores evacuações na história dos EUA.

 Resultado de imagem para Hurricane Irma smashes into mainland Florida

O furacão Irma passa sobre Florida Keys: o jornalista Nicholas Snyder em Miami

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse a repórteres no domingo que pretende visitar a Flórida logo após o furacão Irma passar e elogiar funcionários de emergência por seu trabalho para proteger os moradores.

Trump também aprovou o pedido da Flórida de ajuda federal de emergência para ajudar a reconstruir uma vez que Irma passa.

“A má notícia é que este é um grande monstro”, disse ele, acrescentando: “No momento, estamos preocupados com as vidas, não com o custo”.

Favela

Os ventos fortes de Irma também fizeram com que a água fosse retirada de certas áreas da baía na Flórida, deixando alguns dos animais selvagens do estado encalhados.

Locais na baía de Sarasota mobilizaram-se para ajudar dois peixes-boi que haviam sido encalhados pelas águas em declive na baía. Várias pessoas publicaram fotos e vídeos dos animais na esperança de que os funcionários da vida selvagem respondessem.

Um usuário do Facebook chamado Marcelo Clavijo postou mais tarde na plataforma de mídia social que um grupo de pessoas carregou os peixes-boi em lonas e conseguiu arrastá-los para águas mais profundas.

?MANATEE RESCUE! A Sarasota County man tries to save a manatee after the waters recede from .
(Credit: Marcelo Clavijo)

Cuba, Caribe pegando as peças

O furacão Irma matou pelo menos 20 pessoas no Caribe e deixou dúzias mais feridas em várias nações insulares no Oceano Atlântico.

Resultado de imagem para Hurricane Irma smashes into mainland Florida

 O furacão Irma chega a Florida Keys

Mais de um milhão de pessoas foram evacuadas em Cuba, com a tempestade causando danos significativos com ondas de até 9 metros de altura relatadas com inundações generalizadas. Os ventos foram tão intensos que, segundo notícias, danificaram o medidor usado para medí-los.

A mídia estatal informou que as pessoas se refugiaram em túneis, cavernas e abrigos de emergência oficiais.

As Bahamas tiveram um chamado próximo, mas finalmente escaparam do pior da ira destrutiva de Irma, sem vítimas ou danos importantes da infraestrutura relatados.

Jose pairando no Atlântico

O furacão da categoria 3, José, seguiu parte da trilha de Irma no Caribe, mas acabou por poupar as ilhas de St. Martin e St. Barts, que já sofreram danos maciços da Irma.

St. Martin, que está dividido entre a França e os Países Baixos, viu cerca de 70% da infra-estrutura destruída no lado holandês após o furacão Irma, disseram autoridades. O primeiro-ministro holandês Mark Rutte disse que “nenhum novo dano” foi causado pelo furacão José.

O Centro Nacional de Furacão disse em um comunicado que o furacão José “permanecerá bem ao leste das Bahamas” nos próximos dias e não se espera que represente uma ameaça para os Estados Unidos.

rs / jm (AP, AFP, dpa, Reuters)

 Resultado de imagem para Hurricane Irma smashes into mainland Florida

Furacão Irma: No olho da tempestade

DW RECOMENDA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *