Prefeito de João Pessoa é alvo da Polícia Federal

O Parque da Lagoa, principal obra da gestão do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), está sendo alvo de uma investigação da Polícia Federal sobre possíveis irregularidades nos procedimentos licitatórios e na execução de obras. O dano total ao erário foi de R$ 6.402.603,83, segundo os laudos periciais da PF.

A JGA Engenharia, uma das empresas que reivindica a autoria da obra do Parque da Lagoa, responde a processos na Justiça Federal da Paraíba. Um deles foi impetrado pelo INSS, outro pela Fazenda Nacional e mais um pelo Ibama, sendo este último referente a multas aplicadas em descumprimento à legislação ambiental.

A JGA anuncia em seus canais de comunicação a obra do Parque da Lagoa como um dos seus principais empreendimentos. A empresa funciona em João Pessoa, no bairro de Tambauzinho, no entanto sua sede está localizada numa pequena cidade paraibana, o município de Sapé, segundo informações que constam no site oficial da empreiteira.

Operação Irerês – A Polícia Federal desencadeou a Operação Irerês, referente a investigação de possíveis irregularidades nos procedimentos licitatórios e na execução de obras na lagoa do Parque Solon de Lucena, objeto do contrato de repasse nº 782223/2012/MCidades/CAIXA, celebrado entre a União e o município de João Pessoa/PB.

Foram cumpridos dois mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela 16ª Vara da Justiça Federal em João Pessoa/PB, na sede de empresa contratada para executar a obra investigada e na residência do responsável por sua administração.

O Juízo da 16ª Vara Federal também tornou indisponíveis bens da empresa investigada e proibiu que a Prefeitura Municipal de João Pessoa realize novos pagamentos referentes ao contrato. O nome da operação é uma alusão ao Irerê, espécie de marreco que era abundante nas águas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *