Deixe um comentário

Dilma será ouvida pela Justiça Federal sobre compra de caças Gripen

Resultado de imagem para dilma compra de caças Gripen

Por Julia Lindner

A ex-presidente Dilma Rousseff será ouvida na tarde desta quinta-feira, 22, pela Justiça Federal do Distrito Federal. Dilma é testemunha na ação que investiga supostas irregularidades na compra de caças suecos do modelo Gripen pelo governo brasileiro, entre 2013 e 2015. O depoimento será por meio de videoconferência, já que a ex-presidente está em Porto Alegre (RS).

O caso é investigado no âmbito da Operação Zelotes, na qual são réus o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu filho, o empresário Luis Cláudio. Ambos foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa em dezembro de 2016.

Na denúncia, a Procuradoria da República afirma que Lula, já na condição de ex-presidente, “integrou um esquema que vendia a promessa de que ele poderia interferir junto ao governo para beneficiar as empresas MMC, grupo Caoa e SAAB, clientes da empresa Marcondes e Mautoni Empreendimentos e Diplomacia LTDA (M&M)”. Em troca, afirma o MPF, o casal de lobistas Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, donos da M&M, repassaram a Luis Cláudio pouco mais de R$ 2,5 milhões.

Antes de Dilma, outras duas testemunhas são ouvidas pela Justiça Federal sobre o caso: Luiz Alberto dos Santos, consultor legislativo que trabalhou na Casa Civil entre 2003 e 2014, e Bengt Janér, representante da Saab no Brasil.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: