Marcelo Odebrecht e Léo Pinheiro são ouvidos por procuradores peruanos em Curitiba

Interrogatórios serão realizados na sede da Polícia Federal a partir das 10h desta segunda-feira (15).

IMG_1567

Por Adriana Justi, G1 PR e RPC, Curitiba

O ex-presidente da holding Odebrecht S.A , Marcelo Odebrecht, e o ex-presidente da OAS José Aldemário Pinheiro, conhecido como Léo Pinheiro, serão ouvidos por representantes do Ministério Público do Peru na sede da Polícia Federal (PF), em Curitiba, nesta segunda-feira (15).

Léo Pinheiro será interrogado por volta das 10h, e Marcelo Odebrecht por volta das 14h. Os dois estão presos na carceragem da Superintendência da PF, no mesmo local.

O teor dos depoimentos não foi divulgado.

Escândalo no Peru
A Odebrecht enfrenta uma investigação de corrupção em vários países da América Latina, após admitir que pagou subornos para ganhar obras públicas na região.

No Peru, a empreiteira admitiu à Justiça americana ter pagado US$ 29 milhões em subornos a funcionários peruanos entre 2005 e 2014 – período que compreende os governos de Toledo (2001-2006), Alan García (2006-2011) e Ollanta Humala (2011-2016).

No período, a construtora participou de mais de 40 projetos no país, que envolveram cerca de US$ 12 bilhões em gastos públicos. Os peruanos compõem a segundo maior grupo de trabalhadores da empresa, atrás apenas dos brasileiros – dos 128 mil funcionários do grupo, cerca de 10 mil são peruanos.

Recentemente, o presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, admitiu que a economia nacional freará devido à paralisação de vários projetos da Odebrecht, que serão vendidos ou licitados novamente.

“Não há dúvida que (o caso Odebrecht) vai frear a economia”, disse o presidente peruano, em coletiva com a imprensa estrangeira no Palácio do Governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *