Geraldo entrega Hospital Helena Moura requalificado

 

Depois de quase 30 anos, a Prefeitura do Recife requalificou completamente o Hospital de Pediatria Helena Moura, localizado no bairro da Tamarineira. Na tarde desta sexta-feira (1), o prefeito Geraldo Julio entregou a unidade pediátrica renovada, após passar por adequações na estrutura física e ganhar uma sala vermelha equipada com monitor cardíaco, sala para nebulização e uma nova central de esterilização, que segue as normas técnicas atualizadas.

“É uma requalificação completa aqui do Helena Moura. Fazia 30 anos que essa unidade esperava por uma requalificação como essa. A gente investiu aqui R$ 1,6 milhão. Um hospital que é muito importante, um hospital pediátrico da Prefeitura que atende a cerca de cinco mil atendimentos todos os meses e que realmente precisava de uma grande reforma”, declarou o prefeito Geraldo Julio.

O gestor municipal destacou que a Prefeitura do Recife tem feito investimentos grandes e novos como o Hospital da Mulher, a UPA Especialidades no Arruda, as 10 Upinhas que foram entregues, mas também está cuidando da rede pré-existente. “O Helena Moura é um hospital de referência, precisava dessa atenção e desse investimento e a gente está muito feliz de ter concluído. E além disso o atendimento aqui é muito humanizado. A equipe já era muito esforçada, muito dedicada e agora com todas essas condições de trabalho aqui vão poder oferecer uma saúde de qualidade às crianças do Recife”, completou.

Com a conclusão das obras, os pacientes ganharam um espaço totalmente renovado. Ao todo, o Hospital Helena Moura dispõe de 50 leitos para internação distribuídos em oito enfermarias e três leitos para observação no Serviço de Pronto Atendimento (SPA). Referência municipal para tratamento de crianças na faixa etária de zero a menores de 13 anos, a unidade oferece atendimento de casos clínicos de urgência/emergência, internação 24h/dia e consultas ambulatoriais especializadas em pneumologia, fisioterapia respiratória. A unidade atua ainda na formação de profissionais dos cursos de medicina, enfermagem, serviço social, fisioterapia, nutrição e outros da área de saúde.

O secretário de Saúde do município, Jaílson Correia, explicou os benefícios para a unidade após a requalificação. “O ganho principal é a qualidade. Quase três décadas sem ver uma grande reforma, temos uma qualificação inteira do espaço adequando às mais modernas condições de segurança para o paciente, mas também de conforto para o usuário. A sala vermelha, por exemplo, que dá segurança para atender a uma criança mais grave aqui. Se for o caso transferir para um hospital de alta complexidade, mas também fazer um atendimento com qualidade aqui no hospital”, pontuou. A unidade possui laboratório 24h e ambulância própria. A reforma possibilitará também melhora no fluxo interno dos ambientes.

A diretora da unidade, Lúcia Helena Moreira, que atua no local desde a inauguração, em 1979, presenteou o prefeito com o livro que escreveu sobre a história do Hospital Helena Moura. “De uma forma bem pessoal e informal, o livro conta a história do hospital, como foi evoluindo ao longo do tempo e hoje com a requalificação os ganhos que nós tivemos com essa reforma tão esperada. A gente está bastante contente, muito orgulhosa do trabalho e da conquista. Uma nova era começa agora”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *