Lula virou inimigo de Lula

Ilimar Franco – O Globo

Há muito tempo virou piada no Congresso que o PT é o maior adversário do próprio PT e do governo Dilma. Depois da divulgação das escutas telefônicas do ex-presidente, a capacidade de cumprir sua missão de articulador político ficou comprometida. Um ex-ministro de Lula pergunta: “Como ele vai ser tratado pelo PMDB, pelo vice Michel Temer e seu maior aliado, Renan Calheiros?”.

Enquanto isso, o ministro Gilmar Mendes (STF), a partir do caso Lula, passou a questionar o foro especial. Cada caso é um caso. Mas, ao relatar (2005) Adin do PSDB e do PFL (DEM), aprovou o status de ministro para o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. A decisão foi do então presidente Lula para proteger Meirelles de ações judiciais.

“A prerrogativa de foro é uma proteção ao cargo e não ao seu titular”, alegou no voto vencedor. Antigos colegas de Gilmar citam caso semelhante: quando ele ocupava a Advocacia Geral da União (2001) e ganhou status de ministro, em MP do ex-presidente FH. No caso, também para protegê-lo de ações judiciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *