TJPE pode ganhar mais uma mulher desembargadora

Simone Duque

Com 52 membros, apenas uma mulher desembargadora, Daisy Andrade, o Tribunal de Justiça de Pernambuco pode ganhar mais uma representante feminina, com as eleições do Quinto Constitucional na próxima sexta-feira (26), pela vaga da OAB-PE.

Sendo a única mulher a concorrer entre os 19 candidatos, a representante é a advogada Simone Duque de Miranda, vinda de uma tradicional família de juristas, pós-graduada em Direito Público, em Direito Processual Civil e em Direito Marítimo, Portuário e Direito do Petróleo.

Um dado chama a atenção: Pernambuco é primeiro lugar no ranking de menor participação feminina no judiciário, ocupando menos de 2% do total. De acordo com Simone Duque de Miranda, “a força de trabalho feminina é a metade da nossa sociedade. Um país que não usa de forma completa a metade da força do trabalho do povo perde competitividade”.

MANIFESTO

Paralelamente, apoiadores lançaram o Manifesto Por Mais Mulheres no TJPE, que já colhe assinaturas de mulheres que se destacam na luta pela igualdade de direitos, como a ex-deputada estadual Terezinha Nunes, a empresária Maria do Céu e a desembargadora Eleitoral Érika Ferraz.

 

jc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *