CUT protesta no centro do Recife contra ajuste

Do G1 Pernambuco

A Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) realizou um ato na Praça do Diário, no Centro do Recife, na manhã desta quarta-feira (23). Os trabalhadores protestaram contra o pacote de ajuste fiscal do governo federal, que inclui o adiamento do reajuste dos servidores de 1º janeiro para 1º agosto de 2016, o fim do abono de permanência para o servidor que continua em atividade após a aposentadoria e a suspensão de concursos públicos.

Para o presidente da CUT no estado, Carlos Veras, esse pacote de cortes não é a melhor solução para a saída da crise econômica. “Existem outros caminhos, como a reforma tributária. O que não pode é o trabalhador pagar essa conta, com o pacote tirando direitos importantes para a categoria. Essa receita é antiga e sabemos que não vai dar certo. O governo está indo na contramão”, disse.

Veras ainda relatou que o movimento estava prestes a fechar um aumento salarial de 5,5% a partir de janeiro de 2016 e mais 5% em 2017, além da reposição inflacionária de benefícios como auxílio-alimentação, de saúde e escolar, quando foi anunciado esse pacote. “Cadê a compreensão e o diálogo? O governo precisa voltar a dialogar com o trabalhador brasileiro”, concluiu.

Entre os participantes da manifestação estiveram os representantes dos sindicatos dos bancários, petroleiros, metalúrgicos e servidores públicos. O ato terminou às 12h na frente do Ministério da Fazenda, localizado no Bairro do Recife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *