Teatro do Parque completa 100 anos interditado por obra atrasada

Várias avarias atingem a instalação, como infiltrações e cupins.
Reinauguração deve acontecer em novembro de 2016.

 

Nas vésperas de completar 100 anos, o Teatro do Parque segue fechado. O imóvel erguido em 1915 e considerado de interesse especial está interditado desde 2010, mas a reforma só começou em janeiro deste ano. De acordo com a arquiteta responsável, Simone Osias, o prazo para a reinauguração é novembro de 2016. O custo total da obra deve ser mais de R$ 10 milhões.

A comemoração do centenário vai ser de portas fechadas. Oseas Borba, diretor teatral e integrante do movimento Resiste Teatro do Parque, reclama do ritmo dos trabalhos. ”Eu passo por aqui diariamente e ontem é que começou a chegar novas pessoas. É claro que estava parado”, comenta.

O presidente da Fundação de Cultura, Diego Rocha, alega que a obra não chegou a parar totalmente. “Teve um momento de diminuição de contingente de operadores, mas é que estava sendo feito uma prospecção exatamente de restauro, onde corria o risco de, se avançássemos em algo, poderia cair alguma coisa”, disse. Já Simone Osias afirma que tudo esteve dentro da programação esperada. “Faz parte do nosso cronograma de pesquisa, confirmação documental desses achados e depois da reafirmação em campo até que de fato comece as obras”, conclui.

No momento, várias avarias atingem a instalação como infiltrações e cupins. A parte elétrica foi trocada e a coberta e o piso do teatro recuperados. A etapa que está começando é a mais demorada: a de restauro. De tirar, por exemplo, as camadas mofadas do teto na entrada. A ideia é resgatar ao máximo a imagem que o teatro tinha no início do século passado. As poltronas, por exemplo, são do século 16.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *