Levy viaja aos EUA hoje à noite

Ministro foi internado na sexta (26) com diagnóstico de embolia pulmonar. Dilma Rousseff e 11 ministros cumprem agenda oficial no país até o dia 2.

 Do Portal G1

A assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda confirmou que o ministro Joaquim Levy embarca na noite deste sábado (27) para os Estados Unidos em um voo comercial, por volta das 22h. Ele passou o dia descansando em casa, em Brasília, após receber alta do Hospital do Coração do Brasil, onde deu entrada na noite de sexta-feira (26), com diagnóstico de embolia pulmonar.

Levy acompanha a presidente Dilma Rousseff em agenda oficial nos EUA até o dia 2. Primeiramente, ele viajaria com a comitiva na manhã deste sábado, mas, após a internação, decidiu adiar a partida. Em quadros como o dele, viagens longas de avião não são recomendadas. Conforme o G1 apurou, a viagem do ministro contraria recomendação médica. Segundo a assessoria de imprensa da pasta, o ministro está “clinicamente bem”.

A embolia se dá quando um coágulo entope uma veia e obstrui a chegada do sangue ao pulmão – fenômeno parecido com o que acontece nas artérias do coração, no infarto, ou do cérebro, no acidente vascular cerebral (AVC).

O ministro recebeu alta à 1h25 deste sábado e deixou o local acenando para os repórteres e fazendo sinal de positivo. O hospital não divulgou informações sobre o seu estado de saúde. Levy começou a sentir dores no peito na quarta-feira.

Agenda oficial
viagem da presidente Dilma Rousseff aos EUA conta com 11 ministros e inclui um encontro com o presidente Barack Obama. O objetivo é retomar as relações diplomáticas, atrair investimentos para concessões na área de infraestrutura (aeroportos, portos, rodovias e ferrovias) e impulsionar a economia.

A comitiva deixou Brasília na manhã deste sábado, após uma reunião entre Dilma e os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), José Eduardo Cardozo (Justiça) e Edinho Silva (Comunicação Social), no Palácio da Alvorada. Em seguida, os ministros concederam entrevista coletiva para rebater as informações divulgadas em reportagem da edição deste fim de semana da revista “Veja”.

Aloizio Mercadante, que constava na lista inicial de ministros que formariam a comitiva, acabou não embarcando. Ele destacou que não viajou porque desde que assumiu a Casa Civil, no início de 2014, não acompanhou a presidente em viagens internacionais. “Toda vez que ela vai, eu fico”, disse na coletiva. Ele também afirmou que gostaria de se explicar sobre as acusações que constam em reportagem da revista.

reportagem relaciona os nomes de 18 políticos – entre eles os ministros Edinho Silva e o próprio Aloizio Mercadante – supostamente citados pelo dono da construtora UTC, Ricardo Pessoa, como beneficiados com dinheiro oriundo do esquema de corrupção na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato. Pessoa teria listado esses nomes em depoimento resultante de acordo de delação premiada firmado com o Ministério Público e homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *