Para leitores, capa da “Newsweek” sobre sexismo é “desrespeitosa”

A última edição da revista semanal americana Newsweek trouxe na capa uma chamada para areportagem sobre sexismo e a ausência de mulheres na indústria de tecnologia do Vale do Silício. A imagem, entretanto, dividiu opiniões entre os leitores e jornalistas.
De acordo com a BBC, a ilustração de uma mulher sem rosto e com um cursor de mouse levantando o seu vestido não agradou. Alguns leitores afirmaram que a reportagem acabou por destacar estereótipos e sexismo em vez de esclarecer o tema.
A escritora americana Goldie Taylor criticou a matéria em sua conta no Twitter. “Eu trabalhei no Vale do Silício. O sexismo é real. Sua capa é horrível”, escreveu. Já a pastora religiosa e pesquisadora Will Gafney avaliou que a capa é “desrespeitosa” e “definitivamente recomenda não ler a reportagem”.
Crédito:Reprodução
Revista foi acusada de estereotipar as mulheres
Outros leitores destacaram a suposta perda de relevância da publicação, que já foi uma das revistas com maior circulação nos Estados Unidos. Atualmente, de acordo com dados do instituto Alliance for Audited Media, que mede a audiência e circulação de órgãos de mídia, a revista não consta sequer entre as 25 publicações de maior circulação.
A reportagem, intitulada “O que o Vale do Silício Pensa sobre Mulheres”, não foi apenas alvo de críticas, mesmo entre as mulheres. A especialista em mídias sociais Margarita Noriega acredita que a ilustração representa uma mulher “se tornando um objeto, absolutamente fora do seu próprio controle”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *