Thièbaut fica à frente de intervenção em Itaquitinga

Do Blog da Folha

Menos de 24 horas após o governador Paulo Câmara (PSB) declarar estado de emergência no sistema penitenciário do Estado, por meio de decreto, o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico (PSDB), anunciou, na manhã desta quinta-feira, o nome do interventor do presídio de Itaquitinga, na Zona da Marta Norte.

O assessor de Assuntos Estratégicos do Gabinete do governador, Renato Thièbaut, foi escolhido para a tarefa. E entre as suas primeiras iniciativas, está o de dissolver o sistema de parceria público-privada (PPP) da unidade prisional e ocupar o imóvel.

De acordo com Pedro Eurico, o Estado vai assumir as obras, paradas desde 2012 por conta de problemas com as empresas encarregadas da intervenção. A iniciativa já havia sido anunciada por Paulo Câmara, na última semana. A PPP será dispensada e o governo poderá concluir as obras com dispensa de licitação, dentro do período de 180 dias.

Ainda segundo o secretário, a administração estadual fará o inventário, ficará responsável pela guarda de patrimônio, fará o levantamento do que foi concluído. Além disso, pretende retomar as intervenções no presídio de Tacaimbó, que possui 686 vagas, e da cadeia pública em Santa Cruz do Capibaribe, que possui 200 vagas. Esta última precisa ser equipada e a expectativa é que esteja pronta em 60 dias.

O presídio de Itaquitinga tem capacidade para receber 3.500 presos. De acordo com Pedro Eurico, a gestão da unidade prisional ainda não foi definida, no entanto, o Estado pode administrá-la por meio de uma cogestão com a iniciativa privada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *