Do FolhaPE

Um sargento da Polícia Militar foi morto, na tarde desta segunda-feira (19), durante um motim no Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife. O homem, que foi atingido por disparos de arma de fogo, fazia a guarda em uma das guaritas quando foi baleado. O fato ocorreu após a entrada do Batalhão de Choque, quando foram ouvidos tiros, gritos e correria.

O policial chegou a ser socorrido para o Hospital Otávio de Freitas, no bairro de Tejipió, na mesma região da Cidade, mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia Civil informou, por meio de nota, que designou o delegado João Paulo Andrade, da 4ª Delegacia de Homicídios, para apurar o assassinato.

A reportagem da Folha de Pernambuco conseguiu avistar detentos carregando outros reeducandos feridos. Informações dão conta de que um preso teria morrido, mas a Secretaria-executiva de Ressocialização (Seres) ainda não confirma o fato.

Manifestação
O protesto dos detentos abrangeu as três unidades do Complexo Prisional do Curado: presídios Frei Damião de Bozzano, Juiz Antônio Luiz Lins de Barros e Agente Marcelo Francisco de Araújo. Pela manhã, o ato foi pacífico, com presos se concentrando nos telhados dos pavilhões. Eles aproveitaram para mostrar faixas e cartazes, com escritos que pediam mais rapidez nos processos penais e a saída do juiz da 1ª Vara de Execuções Penais do Recife, Luiz Rocha.