Negociação com partidos pode adiar anúncio de ministros

Apesar da expectativa de que a presidente Dilma Rousseff concluísse nesta segunda-feira a reforma ministerial para seu segundo mandato, dificuldades enfrentadas pela petista nas negociações com partidos aliados podem adiar para os próximos dois dias o anúncio dos últimos 22 ministros do novo governo. Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, Dilma retornará para Brasília, nesta tarde, da viagem de descanso com a família no litoral da Bahia.

O principal empecilho para a definição dos nomes do primeiro escalão, segundo integrantes do Planalto, é a negociação para convencer o PDT a deixar o comando do Ministério do Trabalho. A presidente pretende alocar o indicado pela cúpula pedetista em outra pasta, liberando o Trabalho para algum nome do PT. A manobra é uma tentativa de compensar os petistas pela perda do Ministério da Educação, que ficará a cargo do governador do Ceará, Cid Gomes (PROS), a partir de 2015.

Apesar do esforço de Dilma, a direção do PDT não abre mão de continuar à frente do Ministério do Trabalho, pasta atualmente comandada pelo ministro Manoel Dias.

Além da resistência dos pedetistas em se deslocarem para outro assento da Esplanada dos Ministérios, correntes internas do PT também estão insatisfeitas com a provável confirmação do deputado Pepe Vargas (PT) para o comando da Secretaria de Relações Institucionais, pasta responsável pela articulação política do governo com o Congresso Nacional.

Integrante da corrente Democracia Socialista (DS) – minoritária no PT –, Pepe está cotado para substituir Ricardo Berzoini, que deverá ser descolado para o Ministério das Comunicações. Entretanto, petistas da tendência Construindo um Novo Brasil (CNB) – corrente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – não aceitam que a DS fique no comando de duas pastas com assento dentro do Palácio do Planalto. Além de Pepe, Dilma deve confirmar a indicação do petista gaúchi Miguel Rossetto para a Secretaria-Geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *