CGU solicita depoimentos de ex-diretor da Petrobras

Do portal G1

O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, solicitou nesta terça-feira (9) à Procuradoria-Geral da República (PGR) acesso aos depoimentos do ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa à Polícia Federal (PF).

A CGU é a quarta instituição a formalizar o pedido para ter acesso aos depoimentos de Costa, que delatou deputados, senadores, governadores e um ministro como supostos beneficiários de um esquema de propina que desviava dinheiro da estatal.

Além da CGU, a própria Petrobras, o Palácio do Planalto e as duas comissões parlamentares de inquérito que investigam denúncias contra a Petrobras – a CPI mista e a CPI do Senado – também solicitaram acesso às declarações do ex-diretor à Polícia.

O PSB, partido de Eduardo Campos, um dos políticos que teriam sido citados pelo ex-diretor, e o PPS também pediram acesso integral aos depoimentos.

No ofício da CGU, Hage explica que o órgão já havia obtido autorização judicial para receber as informações do inquérito da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal, com base na qual Paulo Roberto Costa foi preso. Apesar disso, segundo o ofício, por se tratarem de depoimentos feitos por acordo de delação premiada, seria necessária uma autorização específica do Ministério Público.

De acordo com a Controladoria, o teor das declarações de Costa à Polícia poderão auxiliar, se confirmadas, nas investigações em andamento pelo órgão.

No entendimento da CGU, as declarações do ex-diretor Paulo Roberto Costa podem trazer informações relativas a todas as frentes investigadas pela Controladoria, como a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, e das obras da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *