“TV Folha” deixa a Cultura e passa a concentrar conteúdos na internet

No último domingo (13/4), o “TV Folha”, programa da Folha de S. Paulo, deixou a grade de programação da TV Cultura para produzir conteúdos exclusivos em sua versão digital. A atração dominical, que representou uma mudança de estratégia do grupo de comunicação, planeja reformular a plataforma do site do periódico para criar o maior canal na internet entre os jornais brasileiros.
Crédito:Reprodução
Programa será exibido no site da “Folha de S. Paulo”
Destacando os pontos positivos do projeto, iniciado em 2011 após convite da emissora estatal, a empresa considerou que a experiência da “TV Folha” cumpriu seus principais objetivos: criar uma cultura de videojornalismo na redação, inventar um formato inovador em relação ao telejornalismo tradicional e ampliar a audiência inicial do programa. O Grupo Folha ressalta que a decisão de migrar para a web procura atender ao desejo crescente dos internautas por esse tipo de conteúdo nos sites de jornalismo.
Contudo, a iniciativa também faz parte de necessidade de suprir uma demanda cada vez maior do mercado publicitário em vincular anúncios a vídeos na internet. Nos dois anos em que a Folhaproduziu materiais para a TV Cultura, foram exibidas 110 reportagens, entrevistas e debates a respeito dos principais assuntos do noticiário nacional e internacional, além do aumento de audiência no horário principal em que era veiculada a “TV Folha”, em 40% se comparados os resultados de início e término da atração.
As produções jornalísticas do programa também alcançaram bons índices de público na internet, com pico de 2,3 milhões de views, em junho de 2013, na cobertura dos protestos no país. Outras reportagens superaram 650 mil views. A “TV Folha” ganhou vários prêmios, entre eles o Esso de “Melhor contribuição ao telejornalismo”, como também foi eleito como destaque do Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).
Fazendo a cobertura das jornadas de junho no país, a atração foi a pioneira a usar drones para a captação de imagens, além da utilização da tecnologia do Google Glass para gravar vídeos nas passeatas. Devido à grande repercussão e produção de materiais obtidos pelo programa durante as manifestações, o Grupo Folha está convertendo os conteúdos em um documentário, com estreia prevista ainda neste primeiro semestre de 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *