Saúde e Nutrição: Memória X Alimentação

Memória Saúde e Nutrição: Memória X Alimentação Saúde e Nutrição Saúde Dica!

Neste post vamos falar de um problema que vem atingindo muitas pessoas hoje em dia e que sempre me deparo no consultório. A falta de memória, por muitas vezes, é ignorada pelos pacientes na hora que vem para um acompanhamento nutricional. O motivo das pessoas ignorarem essa situação é pelo fato de acharem que a alimentaçãonada tem haver com esse problema. Estudos têm mostrado que a dieta equilibrada é fundamental para o bom funcionamento do cérebro. Cientistas de uma das mais renomadas instituições de pesquisa dos EUA, estão empenhados em mostrar que aalimentação adequada contribui para evitar o declínio das funções cognitivas e prevenir doenças degenerativas progressivas como Alzheimer, que ocasiona esquecimentos, dificuldade de raciocínio e alterações de comportamento.

Também foi verificado que uma dieta rica em colina, micronutriente derivado de um aminoácido encontrado fartamente na gema do ovo, não só estimula a atividade cerebral, como pode ser particularmente benéfico para a memória.

Vamos a ALGUNS alimentos que podem dar uma super ajudinha na sua memória:

Ovo: É a principal fonte de colina, que não só participa da formação de novos neurônios, como ajuda a reparar as células cerebrais, sendo fundamental para a memória e o aprendizado. Uma gema tem cerca de 130 mg de colina.
Ele também é fonte de proteína de alto valor biológico e ainda fornece vitaminas do Complexo B, responsável por facilitar a comunicação entre os neurônios.

Peixe: É um alimento excelente para o cérebro e para a memória. Por ser rico em ômega 3, apresenta ação antiinflamatória e protege os neurônios contra os radicais livres. Recomendo os peixes de águas frias, como: sardinha, anchova, atum, arenque e cavala.

Maçã: é uma das principais fontes de fisetina, composto que favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais.

Frutas vermelhas: Possuem flavonóides que exercem efeitos benéficos na aprendizagem e na memória porque protegem os neurônios e são capazes de reverter déficits de memória.

Frutas amarelo-alaranjadas, verduras escuras e legumes: Ricas em vitamina C tem ação antioxidante.

Castanhas, nozes, amêndoas e avelãs: Ricas em vitamina E e Selênio, também fontes de antioxidantes.

Meninas….. viram como através de uma alimentação saudável e adequada podemos dar uma forcinha em muitas questões da nossa saúde?!

 

fonte: Nati Vozza e do Glam

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