Governo desiste de aumentar curso de Medicina em dois anos

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta quarta-feira (31) que o Governo Federal decidiu alterar um dos pontos do Programa Mais Médicos: o que previa a ampliação de seis para oito anos do período de graduação em Medicina – nos dois anos extras, os alunos teriam de prestar serviços no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o ministro, o governo decidiu acatar a proposta de comissão de especialistas que analisa o programa. De acordo com o projeto, os dois anos extras serão aproveitados como residência médica, que tem caráter de especialização e atualmente não é obrigatória. Com isso, os estudantes não ficariam impedidos de se formar após os seis anos de curso.

Se prevalecesse a proposta original do Programa Mais Médicos, a formação em Medicina poderia durar até dez anos: oito de graduação (obrigatórios) e dois de especialização (residência médica).

Segundo a nova proposta, os médicos recém-formados farão a especialização durante a residência médica, como atualmente, mas, no primeiro ano, a atuação será necessariamente no setor de urgência e emergência de uma unidade do SUS. No segundo ano, o recém-formado atuaria na área de especialização que escolheu.

“Isso [a proposta de que os médicos recém-formados atuem na urgência e emergência do SUS durante a especialização] dialoga com a medida provisória e criou uma unanimidade entre todos os diretores de faculdades, a Associação Brasileira de Educação Médica e a comissão de especialistas. Houve unanimidade neste entendimento e a gente acolhe isso de forma muito positiva”, disse o ministro após reunião sobre o programa com reitores de universidades federais e entidades de Medicina no Ministério da Educação.

A obrigatoriedade de prestação de serviços por dois anos no Sistema Único de Saúde era um dos motivos de crítica das entidades médicas ao Programa Mais Médicos, do Governo Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *