Alunos de Olinda ainda estão sem fardamento e material escolar

As escolas municipais de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, ainda não receberam os kits escolares e os estudantes continuam sem fardamento. Professores se desdobram para passar o conteúdo sem prejuízo aos alunos, sem a ajuda de livros, cadernos, lápis e borrachas, material básico para o aprendizado. O kit da prefeitura, com fardamento e material escolar, era para ter sido entregue no início do ano letivo.

Já no segundo semestre, as aulas recomeçaram e, na Escola Municipal Criança Feliz, no bairro dos Bultrins, os alunos só têm lápis e caderno porque alguns pais conseguiram comprar. “O material escolar foi a gente mesmo que comprou porque até agora não chegou nada. Desde o primeiro dia de aula que eles não mandam”, lamentou a estudante Ana Clécia Gomes.

Os livros também não foram entregues. Os alunos contam que, para dar aulas, os professores revezam livros antigos que restam na escola entre as turmas dos turnos da manhã e da tarde, o que compromete o aprendizado. Os pais e responsáveis pelos estudantes estão cansados de cobrar providências à direção da escola. A aposentada Almerinda da Silva está desacreditada. “Esse ano, se não chegou até agora, não chega mais. A previsão é só para o ano que vem mesmo”, disse.

Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, da Rede Globo, uma professora de outra escola da rede municipal de Olinda, que não quis se identificar, contou que o kit escolar está em falta em todas as escolas do município. “Para sair todo mundo, é melhor que seja com farda para identificar, para não perder os alunos. O material também fica a desejar. Alguns pais podem até comprar um caderno, mas às vezes os alunos vêm me pedir. E eu não tenho condições de ficar sustentando, todo dia dar um lápis a um aluno”, afirmou a professora.

A secretária do Sindicato dos Professores de Olinda, Dalva Maria Barbosa, afirma que o sindicato recebe uma série de queixas com relação à entrega de materiais. “Até o momento, não se justifica nenhuma das desculpas que a secretaria tem apresentado. É um ano de licitação, um ano de mudança de empresa e nossas crianças estão aí sem material.”

A reportagem convidou representantes da Secretaria de Educação de Olinda, mas foi informada, pela prefeitura, que ninguém poderia falar devido às demandas internas. Quanto ao fardamento escolar, a Secretaria de Educação disse que a compra está em fase de licitação.

Quanto à entrega dos kits escolares, a secretaria informou que as amostras do material didático estão em fase de análise por parte da Prefeitura de Olinda, e deu um prazo de 15 dias para dar andamento ao processo licitatório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *