É O AMOR

Separados por 52 anos, mogiana e sueco se casam no civil

Cerimônia de Elisabete e Karl Martin foi na cidade de Allingsås, na Suécia.
Fotógrafa conheceu história pelo G1 e se ofereceu para registrar a união.

 

Casal que se conheceu há 52 anos em Mogi das Cruzes, se casa na Europa. (Foto: Silvia Alcantara/Arquivo Pessoal)

Casal que se conheceu há 52 anos em Mogi das Cruzes, se casa na Europa. (Foto: Silvia Alcantara/Arquivo Pessoal)

Depois de 52 anos separados pelo tempo e pela distância, nesta semana Elisabete Sousa, de 68 anos, moradora de Mogi das Cruzes (SP), se casou na Suécia com seu amor da juventude, o sueco Karl Martin Wikman. Os dois casaram no civil na cidade de Allingsås, na quinta-feira (20) e agora preparam a cerimônia religiosa, que deve ser realizada no Brasil. O casamento teve direito até a vestido branco e a buquê com as cores das bandeiras dos dois países.

Elisabete e Karl começaram a namorar em 1961, quando tinham 19 anos. Elizabete engravidou. Eles continuaram juntos até a metade da gestação, quando Karl teve que voltar para Suécia e suas vidas tomaram rumos diferentes.

Os dois casaram, ficaram viúvos e ao se reencontrar decidiram continuar essa história, que foi contada pelo G1 em maio, quando Elisabete decidiu embarcar para a Europa para viver esse amor. O casal pretende viver em Mogi das Cruzes.

Agatha Mendes, filha de Elisabete, não pode viajar para acompanhar a cerimônia, mas disse que a mãe está radiante. “Falei com ela pela internet uma hora depois da cerimônia. Ela estava muito feliz, foi tudo bem.”

Radicada em Estogolmo, a fotógrafa Silvia Alcantara leu a matéria do G1 sobre a história do casal e se ofereceu para fotografar o casamento (Foto: Maria Djurberg/Acervo Pessoal)Moradora de Estocolmo, a fotógrafa Silvia Alcantara
leu a matéria do G1 sobre a história do casal e se
ofereceu para fotografar o casamento (Foto: Maria
Djurberg/Acervo Pessoal)

Fotógrafa brasileira
As fotos foram feitas pela fotógrafa curitibana Silvia Alcantara, que mora há quase três anos em Estocolmo, capital da Suécia. Ela entrou em contato com o casal depois de ler a matéria do G1 sobre a história dos dois. “Li sobre a história deles e achei o máximo! Por meio do Facebook encontramos o Martin. Eles ficaram super felizes, mais ainda do que estavam. Na cerimônia, eles estavam muito felizes, lindo de se ver” relata Silvia.

A fotógrafa conta quais foram os motivos que a levaram a procurar o casal. “Foi o fato de que eles não desistirem. Hoje ela me contou que os filhos deram muito apoio dizendo ‘essa talvez será a última chance, não perca’. E eu sou assim também. Acho que por isso que me identifiquei. Procuro sempre aproveitar as oportunidades que aparecem.”

A família mogiana agora aguarda o retorno de Martin e Elisabete. “Eles voltam em agosto para Mogi e vão se casar no religioso ainda neste ano. Como minha mãe faz aniversário em setembro, estamos pensando em fazer junto”, conta Agatha.

Casal em Mogi das Cruzes em 1963 e depois em 2012 (Foto: Arquivo pessoal)Casal em Mogi das Cruzes em 1963 e depois em 2012 (Foto: Arquivo pessoal)

Namorados na adolescência
A história dos dois começou quando a família de Karl veio da Suécia para Mogi das Cruzes no início da década de 60. Engenheiro, o pai de Karl veio trabalhar em uma indústria de celulose na região.

Engataram um namoro entre 1961 e 1963 e, quando tinham 19 anos, Elizabete engravidou. Eles continuaram juntos até a metade da gestação, quando Karl teve que voltar para Suécia.

Do namoro dos dois nasceu Andrea, que herdou os cabelos loiros e a pele clara do pai. Porém, a vida traçou um caminho diferente para Elisabete e Karl. Ela acabou se casando com outro homem em Mogi.

Em dezembro do ano passado Karl veio a Mogi para participar de uma festa e finalmente conhecer Andrea. Como era viúvo e Elisabete também, o sueco decidiu fazer o pedido de casamento. Em maio deste ano Elisabete embarcou para se casar na Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *