Incêndio destrói prédio histórico em Fernando de Noronha

O incêndio começou na área onde estava o quadro de energia (Foto: Ana Clara Marinho)

 

Um incêndio destruiu o Clube do Pico, prédio que fazia parte do antigo Hotel Esmeralda do Atlântico, no bairro do Boldró em Fernando de Noronha, na noite deste sábado (08). O hotel está fechado e o imóvel servia de depósito, ninguém ficou ferido, mas os prejuízos foram muitos. O prédio foi construído pelos norte-americanos no período pós Segunda Guerra Mundial.  As chamas superaram os dez metros de altura e o fogo trouxe pânico para que mora, ou trabalha, nas proximidades.

 

Os fios da rede pública também pegaram foto (Foto: Ana Clara Marinho)

 

O pescador José da Silva Júnior estava num bar quando viu a fumaça e as chamas. “Eu corri na empresa de energia elétrica e pedi para desligar a energia, para evitar um curto”. Não demorou muito para acontecer o desligamento, mas neste meio tempo foi visto muito fogo nos postes e fio. Graça Caldas mora em um iglu do antigo Hotel Esmeralda, bem próximo ao incêndio, e estava apavorada. “Esse é um risco que corremos, morrer queimados, esta área não tem segurança, mas nós temos onde morar” , afirmou chorando.

 

Graça Caldas tem medo que o local onde mora também pegue foto (Foto: Ana Clara Marinho)

 

O Corpo de Bombeiro chegou com toda corporação da ilha logo após o chamado. O tenente-coronel Stênio Xavier, que estava em Noronha de folga, assumiu o comando da operação de combate ao fogo. Além dos carros utilizados no dia a dia, um caminhão exclusivo do Aeroporto foi acionado. “Como não há voos noturnos na ilha trouxemos este caminhão para reforçar nosso trabalho porque é um incêndio de grande porte”, avaliou o tenente-coronel.

 

As chamas superaram os dez metros de altura (Foto: Ana Clara Marinho)

 

O prédio, que tem cerca de 250 metros quadrados,  estava sendo utilizado como depósito para o Parque Nacional Marinho e a Econoronha, empresa concessionária dos serviços turísticos do Parque que está realizando uma série de obras na ilha. “Não sabemos ainda dimensionar o prejuízo. No local estavam madeira ecológica, quatro geradores de energia e até material que é comercializado nas lojas dos Postos de Informações”, informou o gerente da Econoronha, Pablo Mórbis.

 

O prédio foi tido destruído pelo foto (Foto: Ana Clara Marinho)

 

Segundo o diretor do Parque Nacional, Ricardo Araújo, no prédio também estavam os novos móveis da sede do Parnamar, que está sendo ampliada. “O material do Parque estava lá, além dos móveis e utensílios do antigo Esmeralda que está fechado”, relatou Ricardo Araújo. Os bombeiros levaram mais de uma hora para dominar as chamas. Como o imóvel pertence ao Instituto Chico Mendes, órgão federal, cabe a Policia Federal investigar as causas do incêndio. Uma equipe da PF deu início as investigações ainda quando o fogo dominava o prédio.

 

O prédio era histórico (Foto: Ana Clara Marinho)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *