Tartaruga é encontrada morta em Olinda

Meio Ambiente

Foto: Adriano Artoni/Divulgação
Foto: Adriano Artoni/Divulgação

Uma tartaruga da espécie verde foi encontrada morta nesta quarta-feira (17), em Olinda. Na parte inferior do casco o animal tinha várias feridas. De acordo com o ambientalista voluntário do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) Adriano Artoni, a hipótese é que a tartaruga tenha morrido de hemorragia interna. “A provável hemorragia deve ter sido causada por uma embarcação que bateu nela ou por pauladas”, acrescentou Artoni.

O animal era um macho, tinha um metro e cerca de 80 quilos. Foi encontrado nos arrecifes da orla de Olinda, próximo à entrada de Rio Doce, por um pescador, que acionou o ambientalista. “O pescador de nome henrique me levou até o animal. Amarramos a tartaruga no barco e levamos para a areia. Depois da medição ela foi enterrada nas proximidades, em um local mais deserto”, completou.

Na última testa terça-feira (16), o ambientalista encontrou ainda um ninho de tartarugas, em Jaboatão dos Guararapes, próximo à Igreja de Piedade. “Uma moradora de lá me ligou dizendo que ajudou a eclodir 56 filhotes, mas como ela não sabia onde era o ninho, me acionou. O ninho estava em um local que não estava protegido e que não tínhamos conhecimento”, afirmou Artoni. Ao chegar na localidade, cerca de 46 tartaruguinhas estavam mortas.

Na segunda-feira (15), outra tartaruga desovou na orla do Janga, em Olinda. De acordo com Adriano Artoni, existem 18 ninhos em Olinda e oito em Piedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *