Prefeitura vai contratar 400 orientadores de trânsito

A Prefeitura do Recife vai contratar cerca de 400 orientadores de trânsito. A licitação  ainda não tem previsão para ser aberta. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17) pelo prefeito Geraldo Julio em entrevista a um programa local na internet.

Os orientadores estarão nas ruas em um prazo de 120 dias e organizarão o fluxo de veículos nas vias. Eles não poderão multar os motoristas. De acordo com a prefeitura, a contratação só será feita, entretanto, após o aumento do efetivo de agentes de trânsito da guarda muncipal, uma promessa de campanha do socialista. Atualmente a Companhia de Trânsito e Transportes (CTTU) possui cerca de 200 agentes e deverá ter o número dobrado.

A prefeitura se inspirou em outras cidades para trazer iniciativa. “É uma ação que está dando certo em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro”, pontuou Geraldo, deixando claro que pretende trazer para o Recife iniciativas que funcionem bem em outros municípios.

O prefeito ressaltou ainda que a Avenida Domingos Ferreira, na Zona Sul do Recife, será contemplada com duas faixas exclusivas para o transporte público de passageiros.O corredor exclusivo seguirá o modelo BRT e será implantado assim que a Via Mangue ficar pronta. A partir de dezembro, a pista expressa oferecerá mais três faixas de rolamento, o que vai permitir que duas das seis faixas da Domingos Ferreiras sejam destinadas exclusivamente para o transporte coletivo. Elas receberão sinalização horizontal e vertical específica.

O sistema, segundo o prefeito, tem apresentado excelente resultado nos locais onde foi implantado, a exemplo da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, no Rio de Janeiro. “Vamos fazer o corredor na Domingos Ferreira, de forma planejada, fazendo a avaliação técnica. Estamos invertendo as prioridades no trânsito. Em primeiro lugar vêm os pedestres, depois os ciclistas e o transporte coletivo”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *