Tiririca, ‘o palhaço que perdeu o sorriso’, segundo ‘Financial Times’

 A decepção do palhaço e deputado Tiririca (PR-SP) com o Congresso Nacional foi assunto nesta terça-feira de reportagem publicada pelo jornal inglês “Financial Times”. O texto, cujo título é “Palhaço e político brasileiro perde seu sorriso”, aborda a experiência do parlamentar na Câmara dos Deputados. A curta trajetória política de Tiririca é descrita como uma das evidências da “desfuncionalidade da política” no Brasil.

– Quando eu ainda estava fora daqui, achava que chegaria (à Câmara) e faria muitas coisas, mas não é assim que funciona – disse ele ao jornal, que não deixou de citar seu mote de campanha: “Você sabe o que faz um deputado federal? Na realidade eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto”

Apesar de estar desestimulado, o jornal cita o fato de que Tiririca foi um dos poucos que nunca faltaram às sessões legislativas.

– Você passa o dia inteiro fazendo nada, só esperando para votar alguma coisa enquanto as pessoas discutem e discutem – diz o deputado, que depois complementa:

– O que faz um deputado federal faz? Ele trabalha muito e produz pouco. Essa é a realidade.

O humorista disse ao jornal que ninguém tentou suborná-lo, “mas que a corrupção é uma realidade da instituição, apesar do caso do ano passado mensalão, em que importantes dirigentes do PT foram condenados à prisão por compra de votos”.

Tirirca disse ainda ao jornal que pelo menos 150 pessoas, todos os dias, visitam seu gabinete para tirar fotos ao seu lado:

– Há dias em que nós temos que chamar a segurança para nos ajudar a sair do escritório.

Tiririca é comparado com o humorista e blogueiro italiano Beppe Grillo.

“Tiririca foi levado ao poder em uma onda de ódio ao establishment semelhante à do humorista e blogueiro Beppe Grillo na Itália. E sua história é uma advertência para aqueles que, como o Sr. Grillo, parecem prometer mudança na política”, diz trecho da reportagem.

fonte:oglobo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *