Fantástico em Pernambuco

 Ponto de encontro dos fãs da literatura oitocentista em Pernambuco
2º CONGRESSO DE LITERATURA FANTÁSTICA DE PERNAMBUCO
(UFPE, 05 a 08 de março de 2013)
            Entre os dias 05 e 08 de março de 2013 será realizado o 2º Congresso de Literatura Fantástica de Pernambuco (2º CLIF-PE), organizado pelo Belvidera – Núcleo de Estudos Oitocentistas, do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco. O Congresso terá como tema principal “A influência das Mil e uma noites e do imaginário orientalista na construção do conto fantástico ocidental” e contará com dezenas de comunicações, palestras, atividades artísticas e culturais, além de conferências de especialistas especialmente convidados, a exemplo de Mamede Mustafa Jarouche, conhecido pesquisador, tradutor e professor universitário (USP-SP), responsável pela primeira tradução direta do árabe para o português do Livro das Mil e uma noites (Ed. Globo, 3 vls.), que ressaltará os aspectos fantásticos desta famosa obra e sua influência no Ocidente. Na ocasião, o autor lançará em Pernambuco o quarto volume, editado recentemente, de sua tradução da milenar obra.
            O evento será oficialmente aberto às 8h do dia 05 de março. As conferências, mesas-redondas, palestras e sessões de comunicação ocorrerão nos miniauditórios 01 e 02 do Centro de Artes e Comunicação (CAC/UFPE) e no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH/UFPE), todos gratuitos. A programação completa será divulgada no dia 20 de fevereiro neste blog. Todas as dúvidas serão respondidas pelo email segundoclif@gmail.com
CONFERENCISTAS E PALESTRANTES CONFIRMADOS
MAMEDE MUSTAFA JAROUCHE

Mamede Mustafa Jarouche (SP) é bacharel em Letras (Português & Árabe) pela Universidade de São Paulo (1988); doutor em Letras (1997) e Livre-Docente (2009) em Literatura Árabe pela mesma universidade. Atualmente é professor efetivo da Universidade de São Paulo, onde leciona desde 1992. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Literatura Árabe, atuando principalmente nos seguintes temas: orientalismo, narrativa árabe, cultura árabe, Oriente Médio e tradução do árabe. Considerado um dos maiores tradutores e especialistas em literatura árabe do país, foi ganhador dos prêmios Paulo Ronái, da Fundação Biblioteca Nacional (2005); Melhor Tradução do Ano, pela Associação dos Críticos Paulistas de Arte (2005), e Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (em 2006 e 2010). Mamede Mustafa é o tradutor da mais recente versão do Livro das Mil e uma noites, a primeira do árabe ao português, neste momento, em seu quarto volume (Ed. Globo). No 2º Congresso de Literatura Fantástica de Pernambuco, proferirá uma conferência relativa aos aspectos fantásticos do referido Livro das Mil e uma noites

SHEIKH MUHAMMAD RAGIP
O sheikh Muhammad Ragip (SP) é membro da Ordem Halveti Al-Jerrahi, com sede na Turquia, e proferirá a conferência de abertura do 2º CLIF-PE, dedicada à poesia Sufi e ao Sufismo, o conhecimento místico, visionário e esotérico do Islã. A intenção do evento, desde o seu início, é inserir a poesia na discussão teórica sobre a literatura fantástica, geralmente associada à prosa. O sheikh Ragip proporcionará isso de diversas formas, sendo o representante de sua ordem no Brasil  e o responsável por uma Tekkia, local onde os dervixes  –  os praticantes do Sufismo – se reúnem para rezar e praticar seus rituais, ao analisar a poesia e o imaginário Sufi de uma perspectiva própria, revelando toda a sensibilidade do Oriente também plasmada no Livro das Mil e uma noites (que também possui ligações com o visionarismo Sufi).
ALBERTO MIRANDA POZA
Licenciado em Filologia. Especialista em Lingüística Hispânica pela Universidade Complutense de Madri (Espanha) no ano 1986. Doutor em Filologia no Programa Lingüística Histórica, História da Língua e Crítica do Texto, ministrado pelo Departamento de Língua Espanhola, Teoria da Literatura e Literatura Comparada da Universidade Complutense de Madri no ano 1991. Doutor em Letras Vernáculas pela UFRJ em 2004. Foi professor de Ensino Médio de Língua Castelhana e Literatura, Latim, Filosofia e História. Foi Coordenador do Curso de Orientação Universitária na Universidade de Castilla-La Mancha, Espanha, nas disciplinas Língua Espanhola e Comentário de Textos. No Magistério Superior lecionou na Universidade Complutense de Madri, na Universidade de Castilla-La Mancha e na Universidade Internacional SEK-IE. Colaborou nas tarefas de revisão e redação do Diccionario General de la Lengua Española no Seminário de Lexicografia da Real Academia Española. Ditou palestras em universidades e centros de pesquisa internacionais como o Centre de Recherches sur l´Espagne Médievale (Université da Sorbonne Nouvelle, Paris III) e a Université de l´Aix-en-Provence. Foi professor visitante de Espanhol para estrangeiros no Colegio de España, na Universitas Castellae, na Universidade de Vanderbilt-in-Spain, e na Universidade Complutense de Madri. No exercício da profissão, foi Diretor Acadêmico de Séneca Educación (Madri) e Sêneca Educação Instituto de Formação (São Paulo). Foi tradutor de textos científicos na Fundación Germán Sánchez Ruipérez e nas editoras Cátedra, Visor e Olalla (Espanha). No Brasil, foi conferencista em instituições universitárias do País: UFRJ, UFPB, Centro Superior Anísio Teixeira (Vitoria, ES), Fundação de Ensino Superior de Olinda e Centro de Estudos Superiores de Vitória (ES), etc. Atualmente, é professor e Chefe do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante o 2º CLIF-PE, o Prof. Dr. Alberto Poza discutirá os imbricamentos entre o imaginário oriental e ocidental, bem como os aspectos mágicos do Livro de Apolonio, obra medieval hispânica.
MINICURSOS GRATUITOS
 
O 2º CLIF-PE oferecerá dois cursos minicursos ligados ao universo do fantástico e do orientalismo. O primeiro se intitula “O burro de ouro e o fantástico: As Metamorfoses de Apuleio” e será ministrado pelo Prof. Dr. Everton Natividade (Depto. Letras – UFPE) nos dias 5, 6 e 7 de março, das 13h às 14h, a trabalhar os aspectos ligados ao fantástico e ao mágico no âmbito da Antiguidade Clássica.
O segundo será um “Curso-oficina de árabe clássico para iniciantes: sons, letras e signos; leitura da surata de abertura do Alcorão”, ministrado pelo Prof. Dr. Vicente Masip (Depto. Letras – UFPE), nos dias 6 e 8 de março, das 9 às 12h.
As inscrições são gratuitas). Quem se interessar em participar basta enviar uma mensagem para o email segundoclif@gmail.com até o dia 03 de março de 2013 (no lugar do assunto, deve-se escrever “Inscrição para minicurso”, relatando nome completo, RG, CPF e endereço).
INSCRIÇÕES (PALESTRANTES E OUVINTES)
            Os interessados em participar das sessões de comunicações devem enviar um resumo expandido (de 50 a 70 linhas, em fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha simples) para o email segundoclif@gmail.com, com a sugestão temática a ser abordada, contendo título, nome do autor (sendo dois autores o número máximo permitido por comunicação), instituição de ensino (ou orientador, se se desejar, no caso de discentes de graduação; também é importante, aos pesquisadores, indicarem as referidas instituições que subvencionam suas pesquisas), endereço completo e números de telefone. Na mensagem de envio deve-se escrever “Submissão de resumo”. Todos os resumos expandidos serão avaliados pela Comissão organizadora do evento e a data limite para as propostas de comunicações via email será o dia 15 de fevereiro de 2013 (até às 24h). Os resumos expandidos devem se adequar às duas linhas temáticas norteadoras do 2º CLIF-PE:
– Linha temática 01: “A influência das Mil e uma noites e do imaginário orientalista na construção do conto fantástico ocidental”
Esta é a principal linha temática do 2º CLIF-PE. São especialmente aguardadas as comunicações que trabalhem/problematizem/verticalizem a influência do exotismo/orientalismo (com destaque ao Livro das Mil e uma noites) na plasmação das narrativas fantásticas, da Antiguidade até a contemporaneidade (com ênfase nos séculos XVIII e XIX), em análises comparativistas, intersemióticas, etc. Os melhores artigos oriundos desta linha temática posteriormente irão compor o livro que o Núcleo Belvidera irá publicar no início do segundo semestre de 2013.
– Linha temática 02: Teorias do Fantástico
Busca-se analisar o gênero/modo fantástico com o cotejo, verticalização, desconstrução, etc. das mais diversas teorias que vêm tentando compreendê-lo ao longo dos séculos. O que faz com que um texto se torne fantástico? Afinal, existe um gênero fantástico? E os gêneros/modos afins, como a fantasia, a ficção científica, o estranho, o maravilhoso, a literatura de horror, o realismo mágico, etc., em qual(is) momento(s) se conjugam ou não com o referido fantástico? Também abarca as discussões teóricas relativas a questões de ensino (práticas, reflexões, etc. ligadas ao ensino ou outras experiências com o fantástico), além das análises intersemióticas que buscam refletir as relações do fantástico com produções recentes do cinema, graphic novels, RPG, realidade virtual, hipertexto, jogos de computador e uma infinidade de outros suportes tecnológicos.
Todas as inscrições são gratuitas. As inscrições para ouvintes poderão ser realizadas através do mesmo email (segundoclif@gmail.com), de 01 de janeiro a 24 de fevereiro de 2013. Na mensagem de envio deve-se escrever “Inscrição de ouvinte”, e o texto da mensagem deve conter nome completo do participante, instituição, endereço, CPF e contato telefônico. Os inscritos como ouvintes devem, às 8h do dia 05 de março de 2013, abertura do 2º CLIF-PE, confirmar sua presença mediante assinatura na lista de presença (os primeiros 150 ouvintes que fizerem esta confirmação por escrito ganharão certificado). Deve-se assistir às conferências do evento, além de 60% das sessões de comunicação, para recebimento dos certificados, os quais serão entregues pela PROEXT/UFPE, em média, dois meses após a realização do evento.
MOSTRA DE ARTES VISUAIS / 1º SALÃO DE ARTE FANTÁSTICA DE PERNAMBUCO
            A mostra de Artes Visuais do 2º CLIF-PE compreenderá o 1º Salão de Arte Fantástica de Pernambuco, que é competitivo, e uma exposição de fotografia, não competitiva, a serem abertos, respectivamente, no Hall e na Galeria Capibaribe do CAC/UFPE no dia 05 de março de 2013, às 10h.
            Os interessados devem enviar fotografias de seus trabalhos inéditos – quadros, desenhos e/ou esculturas, em suportes tradicionais, não sendo possível, por questões de espaço, outros suportes e instalações – até o dia 10 de fevereiro de 2013, com um limite de até 05 sugestões de obras por artista. As fotos das obras de arte devem ser enviadas em anexo para o email comissaoartesclif@gmail.com (aos cuidados de Priscilla Batista, Coordenadora de Artes Plásticas do 2º CLIF-PE), contendo mensagem no corpo do texto referente às dimensões de cada obra, título, nome do artista e temática abordada (resumo em até 06 linhas). As obras que irão participar do 1º Salão de Arte Fantástica de Pernambuco passarão por um processo seletivo que se norteará pela qualidade técnica e criativa adaptada aos temas que propõe: obras artísticas inspiradas no Livro das Mil e uma noites; na poesia narrativa e exotista de Lord Byron; e nos contos noturnos de viés orientalista de Edgar Allan Poe.
            Uma comissão formada por professores do Departamento de Artes da UFPE irá escolher a melhor obra do Salão, que receberá um diploma e os quatro volumes do Livro das Mil e uma noites autografados por seu tradutor Mamede Mustafá Jarouche. Os participantes inscritos no evento também poderão votar e escolher a melhor peça exposta no local, a qual ganhará um certificado atestando essa escolha. Todos os artistas ficarão responsáveis pelo transporte das obras selecionadas. Será possível vender – apenas ulteriormente, quando finalizada a mostra – as obras expostas no 1º Salão de Arte Fantástica de Pernambuco, para possíveis compradores que o visitem, se assim o desejarem os artistas.
            Os fotógrafos, por sua vez, devem enviar, tendo como prazo final o dia 10 de fevereiro de 2013, até 05 fotos para o email fotofantastica.clif@gmail.com (aos cuidados de Aroma Bandeira, Coordenadora de Fotografia do 2º CLIF-PE), inéditas e autorais, para a seleção prévia no intuito de participar de sua mostra, que acontecerá na Galeria Beberibe do CAC/UFPE, dentro das ambiências estéticas ligadas ao fantástico, ao expressionismo e ao surrealismo. Cada foto deverá apresentar título, nome do artista e temática abordada (resumo em até 06 linhas). Fotografias oriundas de núcleos coletivos podem ser identificadas sob o nome do referido Núcleo, se assim o desejarem os artistas. As fotos devem ser enviadas em formato digital (arquivo JPG) – uma vez selecionadas, serão solicitadas, gravadas em CD, em alta resolução. Como dito, as fotos devem ser inéditas e originais, não se admitindo sob hipótese alguma trabalhos cujos direitos de propriedade intelectual não pertençam integralmente ao(s) proponente(s). Ficam proibidas as fotos criadas via Photoshop e outros programas de edição de imagens; contudo, é possível, no processo de revelação das fotografias, utilizar-se de processos como bricolagem, superposição de imagens, etc., de forma criativa. No caso de ser selecionada uma de suas obras, a Comissão Organizadora entrará em contato com o artista para solicitar uma cópia em alta qualidade em tamanho 15 x 20 cm. Todos os artistas plásticos e fotógrafos selecionados receberão certificados de participação do 2º CLIF-PE.
MOSTRA DE CURTAS-METRAGENS
Na programação do 2º CLIF-PE haverá uma mostra não-competitiva de produções audiovisuais que reunirá trabalhos voltados a roteiros que abordem o fantástico, o maravilhoso, o horror, o imaginário popular ou exponham a influência da cultura árabe e do orientalismo na cultura e nas artes pernambucanas.
A participação na mostra é aberta a qualquer produtor da área, desde que a peça submetida à apreciação da Comissão organizadora tenha o português como idioma principal (em caso de obras estrangeiras, faz-se necessária a utilização de legendas).
Quanto à duração, as produções devem ser de curta metragem – com, no máximo, quarenta (40) minutos de duração – dentro dos gêneros ficção e/ou documentário. Serão aceitas peças realizadas em qualquer formato audiovisual: animação, película, vídeo, vídeo digital, mas todos os trabalhos deverão ser entregues em formato DVD para viabilizar a exibição nos dias do evento. Cada proponente (ou grupo de proponentes) pode inscrever até três (03) trabalhos, que serão submetidos à Comissão organizadora em nome de, no máximo, três pessoas identificadas como diretoras da produção. O prazo de entrega se encerrará no dia 15 de fevereiro de 2013.
A escolha das produções a serem exibidas ficará a cargo da Comissão organizadora da mostra, seguindo os critérios: originalidade, conteúdo, qualidade artística e qualidade técnica. A divulgação dos escolhidos será realizada no dia 20 de fevereiro, na página do evento, e os produtores selecionados receberão certificados de participação. A exibição acontecerá dentro da programação oficial do 2º Congresso de Literatura Fantástica de Pernambuco, no miniauditório do Centro de Educação (Sala 12) da Universidade Federal de Pernambuco, com entrada franca. Para mais informações e envio dos DVD’s, enviar mensagem para o email cinemaclif@gmail.com (aos cuidados de Roberto Beltrão, Coordenador da Mostra de Curtas-metragens do 2º CLIF-PE).
COMISSÃO ORGANIZADORA
Coordenação geral: Prof. Dr. André de Sena (UFPE)
Comissão Acadêmica
Prof. Dr. André de Sena (Letras-UFPE)
Prof. Dr. José Rodrigues de Paiva (Letras-UFPE)
Prof. Dr. Anco Márcio Vieira (Letras-UFPE)
Elaine Santana (Letras-UFPE)
Daniel Cisneiros (Letras-UFPE)
Cecília Ferreira (Letras-UFPE)
Jéssica Cristina (Letras-UFPE)
Comissão de Artes – Artes plásticas
Priscilla Batista (Letras-UFPE)
Paula Juliana (Letras-UFPE)
Elaine Lima (Letras-UFPE)
Comissão de Artes – Fotografia
Aroma Bandeira (Letras-UFPE)
Jéssica Barkokebas (Letras-UFPE)
Cybelle Fernandes (Letras-UFPE)
Comissão de Artes – Cinema
Roberto Beltrão (Jornalista e escritor)
Victor Hugo (Letras-UFPE)
Letícia Santos (Letras-UFPE)
Comissão de divulgação
Prof. Dr. Juan Pablo (Letras-UFPE)
Pror. Dr. Anco Márcio Vieira (Letras-UFPE)
Manuella Mirna (Letras-UFPE)
Richerleide Xavier (Letras-UFPE)
Comissão de apoio técnico
Tony Pradines (Letras-UFPE)
Thaís Cabral (Letras-UFPE)
Kaonny Silva (Letras-UFPE)

Luanda Calado (Letras-UFPE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *