José Neves toma posse como secretário de Meio Ambiente

Cerimônia de posse do novo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves Filho

Cerimônia de posse do novo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves FilhoFoto: Daniel tavares

Gestores estaduais e municipais, poder legislativo e representantes da sociedade civil organizada se reuniram, na manhã desta sexta-feira (22), para a cerimônia de posse do novo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves Filho. No evento, realizado no Jardim Botânico do Recife, também aconteceu a inauguração do Anfiteatro do equipamento, um espaço com aproximadamente 50m² e capacidade para 30 pessoas, destinado para atividades de arte educadores.

Para assumir a pasta, antes comandada por Bruno Schwambach, José Neves deixou a presidência do Procon. Na solenidade, o novo secretário José Neves Filho colocou o Jardim Botânico será uma das prioridades da sua gestão. “Vamos dar visibilidade ao Jardim Botânico, atraindo o turismo internacional e nacional para o equipamento, além, claro, do recifense e do pernambucano. E por esta razão, escolhi o local da transmissão de cargo aqui. Vamos incrementar a programação do JBR com saraus, encontros teatrais e monitorias de arte educadores”, disse.

O secretário ainda destacou que pretende facilitar o acesso ao JBR através de linhas de ônibus com saída dos grandes centros da cidade. Ainda na lista de prioridades, reforçou a iniciativa de desburocratizar todo o processo de licenciamento ambiental e agilizar o plano de revitalização de áreas verdes. José Neves encerrou o seu discurso agradecendo ao prefeito Geraldo Julio pela confiança e a presença do deputado federal André de Paula.

Bruno Schwambach, que deixou a pasta para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, fez um balanço das suas ações realizadas durante os dois anos que ficou à frente da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

“Foram dois anos na Prefeitura do Recife, e a gente teve a oportunidade de implementar ações importantes para a cidade. Do ponto de vista ambiental, tivemos muitos avanços na parte da fiscalização de processos, simplificação, adoção de medidas de sustentabilidade e começamos a implementar algumas ações procurando a mitigação em relação às mudanças climáticas e também começamos a fazer um trabalho de plano de manejo, o maior trabalho ambiental que o Brasil e a cidade do Recife já fez e tenho certeza que José Neves vai dar continuidade nesse trabalho”, comemorou.

Estiveram presentes na solenidade o deputado federal André de Paula; José Neves Neto, vice-presidente da Empetur; Rodrigo Farias, chefe de gabinete do prefeito; os secretários Aldemar Santos (Gabinete de Projetos Especiais) e João Guilherme Ferraz (Governo e Participação Social); os vereadores Gilberto Alves, Maguary; deputado Estadual Felipe Francismar e André Campos, diretor-presidente da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás).

Perfil – José Neves Filho, advogado militante, formado pela Faculdade de Direito do Recife, e Procurador do Estado de Pernambuco por 30 anos, José Neves Filho iniciou como Executivo na Presidência do Santa Cruz. Foi vereador do Recife por quatro mandatos e presidente da Câmara Municipal do Recife. Voltou à atividade executiva como presidente da Futebol Brasil Associados (F.B.A). Em janeiro de 2013 assumiu o cargo de diretor-presidente do Procon Recife, onde foi o responsável pela reformulação do órgão de proteção ao consumidor, modernizando e aproximando o serviço da população. Em 2019, assume o cargo de Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife.

Anfitiatro – O Jardim Botânico do Recife ganha um Anfiteatro, um espaço com aproximadamente 50m² e capacidade para 30 pessoas, destinado para atividades de arte educadores. Inserido na mata, o equipamento de educação ambiental da Prefeitura do Recife é construído em madeira de lei e guarda corpo em aço, contemplando uma bela vista para o lago e uma arquibancada em local estratégico. O espaço será destinado para atividades diversas, como contações de histórias, encontros teatrais e monitorias sobre os jardins temáticos (Orquidário, Cactário, Bromeliário, Jardins de Palmeiras, Sensorial, Plantas Tropicais e Medicinais), que prometem entreter de forma consciente um público de todas as idades. A obra, avaliada em R$36.391,43, foi executada pela Campos Engenharia em parceria com a CONIC em um período de 20 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *