No dia 16 de janeiro de 1547, Ivan IV foi coroado como o primeiro czar
Em 16 de janeiro de 1547, Ivan IV foi coroado czar e grão-príncipe da Rússia. Ivan ficou conhecido como “O Terrível” pelos seus atos violentos. O imperador acreditava que todos conspiravam contra ele e graças a isso executou amigos, membros do governo e até alguns parentes não tão próximos.
Nascido em agosto de 1530, Ivan Vassilievich era filho do grãp-duque Vassili III de Moscou. Aos 3 anos foi proclamado grão príncipe após seu pai morrer. Até 1538, o país foi comandado por sua mãe, quando ela morreu por envenenamento. O período seguinte a morte dela foi de insurgência e briga entre clãs nobres da Rússia em busca do poder.
Órfão aos 8 anos, Ivan foi criado sob a tutela de nobres proprietários de terra, onde sofreu com a violência e chegou a passar fome. Especialistas acreditam que o terror vivido pelo czar na infância pode ter gerado desequilíbrios mentais que o tornaram violento no futuro, mas que esse não é a única razão de sua loucura.
Ao tornar-se o primeiro czar da Rússia, Ivan IV torturava os serviçais por diversão e promoveu diversos massacres nas regiões que conquistou e anexou ao seu território. No início de seu reinado ele centralizou o poder e acabou com o sistema feudal no país, sendo adorado pelos vassalos. Expandiu seu território, dominando os povos tártaros das redondezas que atormentavam a população russa.
A morte de sua esposa, a czarina Anastácia, em 1560, agravou os sinais de loucura da Ivan. Ele culpou seus conselheiros pela morte dela e os prendeu. Passou a desconfiar de conspirações em todas as esferas de seu governo e perseguir os supostos traidores. A população começou a sofrer as consequências dos distúrbios de seu líder e o país entrou em crise.
A demência do soberano começou a afetar suas conquistas, seus principais diplomatas e generais foram vítimas de sua política de violência, com isso suas tropas começaram a perder os confrontos com os suecos e poloneses.
Em 1581, Ivan matou, acidentalmente, seu neto, que ainda nem havia nascido, e seu filho. O imperador teve um colapso nervoso após o fato e morreu três anos depois de ataque cardíaco enquanto jogava xadrez. Suspeita-se que Ivan tenha sido envenenado com cianureto, substância encontrada em seus restos mortais exumados em 1968, porém, na época, o elemento era usado para tratar sífilis, doença que o czar possuía.
Fonte:
Guia do Estudante-Ivan IV: Senhor terror