Muito além de Gramado e Canela, o roteiro da região é diverso e proporciona experiências únicas
Entre os pontos imperdíveis está o Vale dos Vinhedos, que inclui os municípios de Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves. Entre as diversas vinícolas da região, uma das mais antigas e maiores do Brasil é a Aurora.
A cooperativa surgiu em 1931, fundada por dezesseis famílias de produtores de uvas do município de Bento Gonçalves. A cidade é preparada para receber os turistas, e a visita à vinícola proporciona uma experiência única aos viajantes. É o momento de conhecer todo o processo de produção, entender as minúcias de cada tipo de uva com a degustação, assim como as informações de harmonia.
O passeio de Maria Fumaça, que evidencia a paisagem local, é uma opção interessante para quem estiver no região, o que pode incluir também na rota conhecer o varejo dos materiais do setor gastronômico que a região oferece com exclusividade.
Empreendimento e história
No município de Carlos Barbosa, localizado a pouco mais de 100km de Porto Alegre, a Tramontina faz parte da história da cidade, responsável inclusive por expressiva geração de empregos na região. Tudo começou em 1911, com a fundação de uma pequena ferraria na cidade. A loja localizada na região, ganhou uma versão conceitual em setembro deste ano, é a maior do Brasil e já virou ponto turístico da região.
Localizada ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus, a loja está no centro turístico de Carlos Barbosa. Apelidada de “Disney da Tramontina”, inclui a variedade da marca que vai além de talheres e panelas, mas uma diversidade de itens de jardinagem e móveis.
Quem visita esse pedacinho da Serra Gaúcha acaba conhecendo a região por uma perspectiva além do tradicional roteiro que se limita a Gramado e Canela. Os municípios mais conhecidos da região atraem milhares de turistas nesta época do ano, devido ao Natal Luz.