Preconceitos impedem que Marx e Engels sejam engrandecidos

Resultado de imagem para karl marx

Marx vem sofrendo uma campanha implacável

Antonio Rocha

Como a Vida é plural, existem várias “dialéticas”, que nasceram” com os filósofos pré-socráticos, na antiga Grécia, Heidegger chamava-os de “Pensadores Originários”. Sidarta Gautama, o Buda, no século VI antes de Cristo, também era um dialético, e o Zen-Budismo tem uma vertente bem dialética. Marx optou pela Dialética Materialista; eu, na parte que me toca, recomendo a Dialética Espiritualista.

A partir dos governos que se auto-intitularam comunistas em função dos partidos de mesmo nome, ou parecido, que estavam nos poderes, Marx e Engels acabaram levando as culpas pelos desmandos que tais sistemas cometeram.

SUPERCAMPANHA – O Mundo, e principalmente o Ocidente, orquestrou uma campanha poderosíssima contra os dois filósofos e pensadores, seguindo a máxima de Goebbles: “mintam, mintam que alguma coisa fica”… Conclusão: hoje acho muito difícil que Marx e Engels sejam considerados como pessoas que tentaram transformar para melhor o planeta.

Crimes bárbaros foram cometidos em nome de Jesus ao longo dos séculos, mas Cristo não tem culpa se seus intérpretes, seguidores e afins que instalaram o terror em épocas que a História registrou.

Repito: é uma tarefa hercúlea tentar mostrar ângulos positivos de Marx e Engels, visto que os preconceitos já estão cimentados. Contudo, o Muro de Berlim um belo dia foi demolido…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *